Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Máscara obrigatória ou recomendada? DGS causa "perplexidade" na comunidade escolar

09 set, 2021 - 22:48 • João Malheiro

Pais e escolas pedem esclarecimentos relativamente ao uso obrigatório de máscara. Escolas não vão alterar planos de contigência atuais.

A+ / A-

Veja também:


As declarações de Graça Freitas, esta quarta-feira, no Parlamento, confundiram as escolas e os pais no que toca à obrigatoriedade do uso da máscara nas escolas e, em particular, durante o recreio.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no Edital publicado em agosto, relativo ao novo ano letivo, indicava que se mantinha o uso obrigatório de máscara nas escolas.

No entanto, a diretora-geral da Saúde disse numa audição do Parlamento, que o uso de máscaras nos recreios escolares era apenas uma prática recomendada.

Alberto Santos, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), admitiu que Graça Freitas provocou alguma "perplexidade".

"As declarações vieram introduzir este fator, quando estamos perante uma legislação que terá o seu fim no próximo domingo e não há um enquadramento claro sobre aquilo que deve ser a prática das escolas", afirmou, à Renascença.

"Há alguma confusão e indefinição naquilo que é a atitude das famílias, perante uma comunicação que não foi a mais feliz", apontou ainda.

A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) também mostrou-se confusa perante as declarações de Graça Freitas.

À Renascença, David Sousa, vice-presidente da ANDAEP, diz esperar um esclarecimento nos próximos dias, da DGS.

"Neste momento, não há razão para alterar os planos de contigência das escolas. Se não houver alteração, por escrito das orientações da DGS [no Edital], as escolas devem gerir os planos de contigência da forma recomendada anteriormente", explicou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+