Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irmãos iraquianos condenados a 16 e 10 anos de prisão por terrorismo

18 jan, 2024 - 17:13 • Ricardo Vieira

Ammar e Yasir Ameen estavam acusados de crimes de guerra e adesão a organização terrorista.

A+ / A-

Dois irmãos iraquianos foram esta quinta-feira condenados pela justiça portuguesa a 16 e 10 anos de prisão por crimes relacionados com terrorismo.

Ammar e Yasir Ameen estavam acusados de crimes de guerra e adesão a organização terrorista.

Ammar foi condenado por um crime de adesão a organização terrorista, um crime de guerra contra pessoas e um crime de ameaça.

Yasir foi condenado por um crime de adesão a organização terrorista por decisão do coletivo de juízes presidido por Alexandra Veiga, do Tribunal Criminal de Lisboa

Os advogados dos dois irmãos iraquianos vão apresentar recurso.

Permanecendo em Portugal desde março de 2017, ao abrigo do programa de recolocação para refugiados da União Europeia (UE), Ammar e Yasir estão em prisão preventiva desde setembro de 2021, quando foram detidos pela Polícia Judiciária.

Um dos irmãos trabalhava no restaurante Mezze, em Arroios (Lisboa), quando o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitaram aquele espaço reconhecido por integrar refugiados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+