Tempo
|
A+ / A-

Regresso às aulas

Covid-19. Pais e Fenprof saúdam medidas, mas pedem redução de turmas

01 set, 2021 - 14:00 • Liliana Monteiro

Mário Nogueira diz que faz sentido que alunos com teste negativo dispensem 15 dias de isolamento e recorda confusões que ocorreram no passado.

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou na terça-feira as normas sanitárias para o arranque do novo ano letivo, que incluem novas regras de isolamento, uso de máscara recomendado a partir dos 6 anos e fortemente recomendada a partir dos 10 anos, sendo que o distanciamento deve ser mantido sempre que possível.

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) elogiou que antes do começo das aulas sejam conhecidas as regras, mas lamenta que não seja dada orientação para a redução das turmas.

Mário Nogueira disse à Renascença que os alunos não conseguem ter nem um metro de distância entre si quando estão sentados à mesa na sala de aulas e recorda que, no último ano, os números do primeiro período foram elevados e é preciso prevenção para que o cenário não se repita.

"Só no 1.º período, entre setembro e dezembro, tivemos mais de 3000 escolas com casos de Covid-19, em alguns casos um número significativo. Se a intenção é a de evitar que muitos alunos vão ficando em casa, que muitos professores vão ficando também em isolamento, e que se tenha de recorrer novamente ao ensino à distância, com todos os problemas que daí acarretam, era natural que para além da testagem e das máscaras, que também a este nível fosse recomendada a redução do número de alunos por turma", disse o sindicalista.

Sempre que surja um caso positivo, a turma já não é obrigada a ficar em casa 15 dias em isolamento. Bastará que o teste seja negativo para voltar à escola.

Mário Nogueira diz que faz sentido e recorda confusões e medidas díspares para a mesma situação que ocorreram no passado.

"A decisão era uma decisão que, estando sempre dependente dos delegados de saúde e da autoridade de saúde local, tinha soluções que às vezes pareciam contraditórias. Por exemplo, havia situações em que vários alunos estavam infetados e, no entanto, esses alunos iam para casa e mandava-se aos restantes apenas fazer vigilância, incluindo outros irmãos de outras turmas que se mantinham nas escolas; por outro lado, havia outras situações em que a autoridade, por haver um caso, acabava por mandar a turma toda para casa e os professores da turma, e ficavam sem professores as outras turmas", exemplificou Mário Nogueira.

Ouvida pela Renascença, a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) vê com bons olhos a recomendação da DGS para o funcionamento das escolas e proteção contra a Covid-19. E também aos pais agrada o facto dos filhos não terem de fazer isolamento com teste negativo.

"Tendo nós a vacinação, que é um fator que aumenta - e muito - a segurança e diminui enormemente a probabilidade de contágio, acho que faz sentido não privar aqueles que não estão com sintomas ou que não estão indiciados com algum tipo de suspeita de contágio da frequência na escola", disse o representante da CONFAP.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+