Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: "Casa aberta" disponível para vacinação dos jovens com 16 e 17 anos no fim de semana

12 ago, 2021 - 12:58 • Lusa

"Os utentes dos 16 e 17 anos, que não se auto agendaram, podem ainda ser vacinados no fim de semana de 14 e 15 de agosto recorrendo ao sistema de senhas digitais da modalidade casa aberta", refere a "task-force".

A+ / A-

Veja também:


Os jovens com idades entre os 16 e 17 anos que não tenham realizado o autoagendamento para a vacinação contra a covid-19, que decorre no sábado e no domingo, vão poder recorrer à modalidade "Casa Aberta" nesses dias.

O esclarecimento foi feito pela "task-force" que coordena o processo de vacinação, em resposta à agência Lusa.

"Os utentes dos 16 e 17 anos, que não se auto agendaram, podem ainda ser vacinados no fim de semana de 14 e 15 de agosto recorrendo ao sistema de senhas digitais da modalidade casa aberta", refere a "task-force".

Atualmente, a modalidade que permite a vacinação sem marcação, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital, está disponível para pessoas a partir dos 18 anos, mas a equipa decidiu abrir uma exceção para os dias em que o processo se vai centrar nos mais novos.


Para sábado e domingo estão agendados cerca de 102 mil utentes entre os 17 e 16 anos, aproximadamente metade da população dessa faixa etária.

Segundo a "task-force", durante esses dois dias todos os centros de vacinação estão na sua capacidade máxima instalada, mas além das marcações vai também estar disponível a modalidade "Casa Aberta".

Para usufruir do sistema de senha digital é necessário que o utente aceda ao portal (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/) e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um Centro de Vacinação localizado no seu concelho de residência.

Ao pedir a senha digital, o utente deve antecipadamente verificar no portal da afluência (https://covid19.min-saude.pt/cvc/) se o centro de vacinação pretendido tem o "semáforo verde".

Os horários de funcionamento da "casa aberta" podem ser consultados no site criado para o efeito.

Em resposta à Lusa, a equipa responsável pelo processo de vacinação refere ainda que tem, caso venha a ser necessário, algumas estratégias identificadas, com o intuito de permitir aos mais jovens serem chamados ao processo de vacinação", sem precisar adiantar detalhes.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+