Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reabertura de bares e discotecas a meio do verão? Setor diz que vem tarde

01 ago, 2021 - 11:37 • Hugo Monteiro com redação

Representante do setor diz que a reabertura "ajuda sempre", mas lembra que, sem apoios, muitos estabelecimentos "não têm condições para se aguentarem até outubro".

A+ / A-

A Associação dos Bares e Discotecas da Movida do Porto considera que a reabertura dos bares e discotecas, agora anunciada pelo Governo, já chega tarde.

"Já é um bocadinho tardio, essas medidas poderiam ter sido implementadas mais cedo, bem mais cedo", disse o presidente, Miguel Camões, em entrevista à Renascença. "Certamente ter-se-ia aproveitado o verão desde o início".

O representante do setor diz que a reabertura "ajuda sempre, é sempre um ponto positivo", mas lembra que, sem apoios, muitos estabelecimentos "não têm condições para se aguentarem até outubro".

Miguel Camões diz que o mais importante é a reativação do Programa Apoiar, com retroatividade. Este programa consiste num apoio de tesouraria, sob a forma de subsídio a fundo perdido, para apoio a empresas dos setores particularmente afetados pelas medidas excecionais aprovadas no contexto da pandemia da doença covid-19.

O responsável da associação pede ainda novas moratórias das rendas e a continuação do programa de layoffs a 100%.

Apesar de os bares já poderem reabrir a partir deste domingo, Miguel Camões diz não acreditar que todos os espaços reabram para já, mas "no decorrer desta próxima semana, com certeza, quase todos irão abrir".

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca no domingo, 01 de agosto, com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 02:00 para a restauração, com a exigência de certificado digital de vacinação ou teste negativo à covid-19 para restaurantes no interior às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento.

Nestas medidas de alívio está também a reabertura de bares e outros estabelecimentos de bebidas "sujeitos às regras da restauração". Nesta fase, os restaurantes podem funcionar com o máximo de seis pessoas por mesa no interior e 10 pessoas em esplanadas.

Os bares que recusem funcionar com as regras da restauração e as discotecas permanecem encerrados até outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+