Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Portugal prepara-se para aliviar restrições

26 jul, 2021 - 07:16 • Marta Grosso com redação

As máscaras vão manter-se, mas o recolher obrigatório deverá terminar, avança Marques Mendes.

A+ / A-

Veja também:


Portugal deverá conhecer, na próxima semana, um alívio das medidas de controlo à pandemia. A informação é avançada pelo conselheiro de Estado Luís Marques Mendes, segundo a proposta dos peritos deverá ser apresentada ao Governo na terça-feira, durante a reunião no Infarmed.

“A proposta que, ao que sei, os peritos vão fazer é de acabar com as restrições horárias que existem neste momento. Não é com todas as restrições – não é acabar com a máscara nem com o distanciamento nem com a lotação nalguns estabelecimentos. Não é isso. São as limitações horárias nos restaurantes, nos teatros, nos espetáculos, nas lojas comerciais ou mesmo até também o fim do recolher obrigatório entre as 23h00 e as 5h00”, afirmou no domingo à noite, no habitual espaço de comentário na SIC.

Com este passo, o Governo deverá apostar ainda mais nos testes e nos certificados de vacinação para acesso a espaços de restauração e espetáculos.

Outra medida em cima da mesa será a aplicação de restrições em função da incidência de cada concelho, passando as limitações a ser definidas tendo em conta apenas os indicadores para todo o país.

A pandemia de Covid-19 chegou a Portugal em março de 2020, tendo sido registados, até agora, 953.059 casos de infeção com o novo coronavírus e 17.292 com a doença.

Em todo o mundo, foram associados à Covid-19 pelo menos 4.156.164 óbitos entre mais de 193.687.980 de casos de infeção, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+