Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Aconselhada vacinação de jovens apenas dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

20 jul, 2021 - 16:34 • Redação

Não foi recomendada a vacinação universal a todos os jovens por se considerar que não há conhecimento para concluir que os benefícios superam os riscos.

A+ / A-

Veja também:


A comissão técnica de vacinação, que aconselha a Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre medidas para a vacinação contra a Covid-19, aconselha apenas a vacinação de jovens entre os 12 e os 15 anos com comorbilidades de risco, avança o Público.

A recomendação foi feita com base na opinião de peritos da área da pediatria, além dos peritos já incluídos na Comissão Técnica. A decisão é apenas um parecer e, agora, as autoridades avaliarão se seguem o conselho.

Segundo o Público, não foi recomendada a vacinação universal a todos os jovens por se considerar que não há conhecimento suficiente sobre vacinação em jovens para concluir que os benefícios superam os riscos.

Diz fonte da comissão ao jornal que a recomendação não foi unânime dentro do próprio grupo de 11 peritos.

A comissão avaliou as possibilidades de vacinar universalmente a faixa etária dos 12 aos 15 ou restringi-la a jovens com doentes de risco, o que acabou por acontecer.

Diz fonte ao Público que "nas crianças é particularmente difícil porque é complicado avaliar riscos e benefícios quando se sabe pouco. Não existe nenhum país que tenha estado a vacinar estas faixas etárias em massa para se conseguir ver o que acontece".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+