Tempo
|
A+ / A-

BE diz que "é incompreensível" Estado pagar mais a privados por testes PCR

19 jul, 2021 - 13:02 • Lusa

"O Governo deve explicações ao país", afirma Catarina Martins.

A+ / A-

Veja também:


A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) considera "incompreensível" o Estado voltar a pagar mais pelos testes PCR em laboratórios privados e critica o Governo por não investir na produção dos testes mais fidedignos de deteção do SARS-CoV-2.

"É incompreensível que se vá pagar mais por testes PCR ou por qualquer outro tipo de teste (...), a tecnologia evoluiu e a produção, de tal forma, que ficou mais barato. Por outro lado, o Estado está a contratar tanto que também devia ficar mais barato", disse Catarina Martins, em declarações aos jornalistas à margem de uma reunião com a administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada (Setúbal).

A dirigente bloquista reagia à manchete de hoje do "Público", que dá conta de que o Estado voltou a pagar mais pela realização de testes PCR em laboratórios privados, depois de ter acordado a redução do preço com estas entidades.

De acordo com o diário, o Ministério da Saúde acordou no final de maio a redução para 40 euros, que entrou em vigor em 7 de junho. No entanto, a tutela voltou a negociar o preço para 45 euros no final de junho.

O "Público" acrescentou que não houve qualquer anúncio desta última alteração e que, quando questionou o Ministério da Saúde, a tutela remeteu para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que "enviou uma longa resposta ao Público onde omite os valores e a existência de duas alterações recentes aos preços".

A propósito desta notícia, a coordenadora do BE defendeu que "o Governo deve explicações ao país" sobre a razão pela qual "vai pagar mais por testes PCR, quando todas as condições tecnológicas e de mercado diriam que se devia estar a pagar bem menos".

Na opinião da dirigente do partido, o executivo socialista está em "situação de refém" por culpa própria, já que Portugal tem "capacidade de produção do que é necessário para fazer os testes", mas o Governo "decidiu entregar os testes todos a laboratórios privados".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+