Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

​Vacinação Covid. Segunda dose pode ser antecipada, mas só em casos específicos

13 jul, 2021 - 12:33 • Cristina Nascimento

Norma da DGS foi atualizada e prevê também vacinação de grávidas a partir das 21 semanas de gestação.

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê a possibilidade de antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid em casos específicos e dentro de determinados intervalos.

É o que se lê na atualização da norma 002/2021, feita na segunda-feira.

Segundo este documento, o intervalo entre doses "pode ser, excecionalmente, antecipado, nas seguintes situações":

  • Viagens de comprovada urgência ou inadiáveis, nomeadamente, em caso de necessidade de cuidados de saúde transfronteiriços, representação diplomática ou de estado, missões humanitárias, e obrigações laborais ou académicas devidamente fundamentadas;
  • Antes do início de terapêuticas imunossupressoras, ou outros atos clínicos devidamente fundamentados.

A antecipação da segunda dose só pode ser feita em determinados intervalos. A segunda dose da vacina da Pfizer só pode ser administrada no mínimo 19 dias depois da primeira (o intervalo recomendado é de 28 dias); a da Moderna tem de ter um intervalo mínimo de 25 dias (o recomendado é 28 dias); e a da Astrazeneca também terá de ter um intervalo mínimo de 21 dias (o recomendado atualmente são oito semanas).

O mesmo documento prevê ainda a vacinação de grávidas a partir das 21 semanas de gestação, bem como a administração de uma dose de vacina a recuperados de Covid no prazo de três meses, mas apenas para os residentes em lares de idosos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+