A+ / A-

Principal partido de direita francês destitui líder que queria aliar-se a Le Pen

12 jun, 2024 - 17:51 • Lusa

Eric Ciotti foi excluído "por unanimidade" da comissão executiva de Os Republicanos (LR), a corrente política herdeira do general Charles de Gaulle e de vários outros Presidentes da República de França, como Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy, indicou o partido num comunicado.

A+ / A-

O principal partido da direita francesa, Os Republicanos, decidiu esta quarta-feira destituir o seu presidente, Eric Ciotti, por propor uma aliança inédita com a extrema-direita para as legislativas antecipadas de 30 de junho e 07 de julho.

A proposta de Ciotti de aliança com a União Nacional (RN, na sigla em francês), atualmente liderada por Jordan Bardella mas que mantém presente a figura de Marine Le Pen, desencadeou na terça-feira uma crise interna no partido.

Ciotti foi excluído "por unanimidade" da comissão executiva de Os Republicanos (LR), a corrente política herdeira do general Charles de Gaulle e de vários outros Presidentes da República de França, como Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy, indicou o partido num comunicado.

Eric Ciotti reagiu afirmando "continuar" na liderança dos LR.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+