Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Agendamentos ou casa aberta? "Task force" pede a utentes que respeitem horários

06 jul, 2021 - 20:44 • Lusa

Depois de ter tomado conhecimento de "comportamentos menos corretos" por parte de utentes em relação aos profissionais de saúde, o grupo de trabalho liderado pelo vice-almirante Gouveia e Melo volta a apelar à compreensão e tolerância de todos os utentes, apesar dos constrangimentos inerentes à perda de qualidade do processo nesta fase.

A+ / A-

Veja também:


A `task force´ que coordena a vacinação contra a Covid-19 apelou esta terça-feira ao respeito pelos horários de cada centro de vacinação, de modo a diluir o fluxo de utentes a vacinar nas várias modalidades disponíveis.

“Nos últimos dias, um significativo número de utentes sem agendamento dirigiu-se a alguns centros de vacinação Covid (CVC) para serem vacinados nas modalidades “casa aberta” e antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca, sem respeitarem horários estipulados por cada” uma destas estruturas, adiantou a `task force´.

Face a esta situação, a estrutura que coordena a logística da vacinação, com o objetivo de diluir o fluxo de utentes aos centros, solicitou que “todos os utentes respeitem os horários estabelecidos, quer no agendamento por mensagem SMS e telefonema, quer para as modalidades “casa aberta” e de antecipação da segunda dose da AstraZeneca, definidos para cada CVC”.

Os horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no portal na internet da Direção-Geral da Saúde, no endereço https://Covid19.min-saude.pt/vacinacao-Covid.

Em comunicado, a `task force´ liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo adiantou ainda ter conhecimento de “relatos de comportamentos menos corretos de alguns utentes para com os muitos profissionais, que em cada CVC dão diariamente o seu melhor para garantir a segurança e qualidade do processo de vacinação”.

“Desta forma, volta a apelar-se à compreensão e tolerância de todos os utentes no respeito pelas orientações e aconselhamento destes profissionais, apesar de alguns constrangimentos e perturbações e inerente perda de qualidade do processo nesta fase, essenciais ao normal funcionamento dos CVC e ao cumprimento do objetivo a que nos propusemos de vacinar mais de 850 mil esta semana”, referiu a `task force´.

Depois de na segunda-feira ter sido atingido o recorde diário de vacinação com mais de 141.500 inoculações, a `task force´ estima que esta terça-feira se tenha igualado o mesmo número de vacinas, o que significa a vacinação de mais de 280 mil pessoas em dois dias.

O coordenador da ‘task force’ disse no sábado à Lusa que Portugal vai acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta do coronavírus SARS COV-2, considerada mais transmissível e que já é a predominante no país.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    07 jul, 2021 Trofa 07:32
    Sr. Vice Almirante, dou exemplo de valongo, pouco é cumprido, muitas pessoas vão como lhe apetece e isto não é de agora, se não tem marcação vão e são vacinadas. Marcações de distancia de segurança, com menos de 2 metros, entre pessoas, chamei atenção a um elemento da proteção civil e quase que me insultou. deviam ser militares a controlar o acessos as vacinações e não este elemento da proteção civil, pois existe amigos.

Destaques V+