Tempo
|
A+ / A-

Embaixada de Israel nega ter recebido dados com informação de ativistas

11 jun, 2021 - 14:57 • Lusa

"O que a Embaixada de Israel recebe das autoridades portuguesas é a informação do dia e da hora a que vai ter lugar a manifestação na proximidade da Embaixada", adianta a representação diplomática.

A+ / A-

A Embaixada de Israel em Portugal nega ter pedido ou recebido da Câmara de Lisboa informação sobre ativistas, contrariando uma organização pró-Palestina que denunciou uma situação ocorrida em 2019.

"Israel, tal como Portugal, santifica o direito básico à manifestação, um dos valores partilhados de há muito entre as nossas duas democracias. Como tal, a Embaixada de Israel nunca pediu, nem nuca recebeu da Câmara Municipal de Lisboa dados com informação de ativistas", indica em comunicado a missão diplomática.

"O que a Embaixada de Israel recebe das autoridades portuguesas é a informação do dia e da hora a que vai ter lugar a manifestação na proximidade da Embaixada", adianta.

Na quinta-feira à noite, o Comité de Solidariedade com a Palestina (CSP) afirmou num comunicado que a partilha de dados pela Câmara de Lisboa com embaixadas "é uma rotina", denunciando que situação idêntica ocorreu em 2019 com a Embaixada de Israel.

Segundo a organização, ocorreu uma "partilha de dados de ativistas pró-Palestina e palestinianos em Portugal pela Câmara Municipal de Lisboa com a embaixada israelita" a propósito de uma concentração que a CSP promoveu à porta do Coliseu dos Recreios em 26 de junho de 2019.

"A 12 de junho de 2019, meros dias antes da ação que o comité tinha planeado à porta do Coliseu dos Recreios, o diário israelita Haaretz revelou que associações de boicote a Israel, como a nossa, tinham sido alvo de operações clandestinas por parte da Mossad, os serviços secretos israelitas, mostrando o perigo real em que a Câmara Municipal de Lisboa tinha colocado o nosso grupo", refere ainda a organização.

"Esta partilha de dados com embaixadas, entre elas as de Estados repressores, é uma rotina da Câmara Municipal de Lisboa e não um "erro que não devia ter acontecido" e que (o presidente da autarquia) Fernando Medina agora veio lamentar", salientou o CSP em comunicado.

O caso da divulgação pela autarquia de informações sobre ativistas foi noticiado pelos jornais Expresso e Observador, que informaram na quarta-feira que a câmara da capital fez chegar às autoridades russas os nomes, moradas e contactos de três ativistas russos que organizaram em janeiro um protesto, em frente à embaixada russa em Lisboa, pela libertação do opositor russo Alexey Navalny.

Em conferência de imprensa, ao final da manhã de quinta-feira, Fernando Medina admitiu que foi feita a partilha de dados pessoais dos três ativistas, pediu "desculpas públicas" e assumiu que foi "um erro lamentável que não podia ter acontecido".

À noite, Fernando Medina explicou na RTP que será feita uma auditoria a todas as manifestações que ocorreram na capital, pelo menos desde 2011, ano em que houve uma alteração legislativa com o fim dos governos civis, que fez transitar para as autarquias algumas competências sobre realização de manifestações.

O caso originou uma onda de críticas e pedidos de esclarecimento da Amnistia Internacional e de partidos políticos. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse aos jornalistas que a partilha de dados foi lamentável.

Os três ativistas russos, cujos dados foram partilhados, anunciaram que vão apresentar uma queixa na justiça contra a câmara municipal e a Comissão Nacional de Proteção de Dados confirmou hoje que abriu um processo de averiguações ao sucedido.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+