Tempo
|
A+ / A-

Raspadinha: um jogo de mulheres de baixos recursos e que vicia cada vez mais pessoas

01 jun, 2021 - 12:27 • João Carlos Malta

Estudo do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências faz um retrato sobre a raspadinha em Portugal e a conclusão e que o nível de dependência está a aumentar consideravelmente.

A+ / A-

Mais de metade dos jogadores de raspadinha são mulheres entre os 35 e os 54 anos, com habilitações relativamente baixas e rendimentos entre 500 e 1000 euros mensais.

Os números demonstram que entre 2012 e 2017 a prevalência de jogo abusivo na população em geral quadriplicou (de 0,3% para 1,2%) e a de jogo patológico duplicou (de 0,3% para 0,6%).

A raspadinha passou de terceiro para segundo jogo a dinheiro escolhido por mais pessoas em Portugal, sendo o mais mencionado no Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral -Portugal 2016/17 (CICS.NOVA), depois do euromilhões.

Os dados são de 2017 avançados pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, com base numa análise do Inquérito Nacional ao Consumo de substâncias Psicoativas na População Geral.

Entre os jogadores de raspadinha, 96,5% são recreativos, 2,5% abusivos e 1% patológicos.

Os menos atingidos pelo vício deste jogo os jovens estudantes (15-24 anos) e pessoas com habilitação ao nível do ensino superior e rendimentos mais elevados, é menos comum jogar a raspadinha.

O mesmo estudo revela ainda que quem joga raspadinha e outros jogos não institucionais apresenta maior prevalência de jogo patológico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+