Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

​Apoios Covid. Segurança Social já gastou quase três mil milhões de euros

26 mai, 2021 - 12:20 • Celso Paiva Sol , Cristina Nascimento

Ministra do Trabalho revelou que taxa de desemprego portuguesa subiu no último ano, mas foi das que subiu menos no contexto europeu.

A+ / A-

Veja também:


A Segurança Social já gastou quase três mil milhões de euros em apoios diretamente relacionados com a pandemia.

As contas foram feitas esta quarta-feira de manhã, no parlamento, pela ministra do Trabalho. “Apoios pagos a dois milhões e 900 mil pessoas, 174 mil empresas também com apoios pagos, cerca de três mil e 900 milhões de euros em apoios pagos nestes apoios extraordinários, incluindo isenções e reduções contributivas”, detalhou Ana Mendes Godinho.

A ministra adiantou ainda que um terço desta despesa global já aconteceu nos primeiros quatro meses deste ano, representando um aumento de 27% do orçamento da Segurança Social face ao ano anterior.

“Este ano, e estamos só a falar deste ano, em termos de baixas Covid, doenças Covid 170 mil trabalhadores, isolamento profilático tivemos 290 mil trabalhadores abrangidos, no apoio à familia, tivemos este ano, de janeiro a abril, 112 mil trabalhadores”, especificou a ministra.

No que toca a dsemprego, Mendes Godinho revelou que os dados já conhecidos apontam para “423 mil pessoas inscritas nos centros de emprego, o que significa que, se compararmos com abril de 2020, temos mais 32 mil pessoas inscristas nos centros de emprego”.

Apesar do número ser superior ao registado em período homólogo, a ministra considera o indicador positivo quando comparado com outras realidades europeias.

“Portugal em termos de taxa de desemprego, se compararmos março de 2021 com o primeiro mês da pandemia, março de 2020, temos mais 0,2 pontos percentuais de evolução, o que significa que Portugal está no ‘top 3’ dos países com uma evolução mais baixa da taxa de desemprego no último ano, em resultado da pandemia”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+