Tempo
|
A+ / A-

Odemira: Incidência de Covid-19 caiu para "menos de metade" nas freguesias com cerca sanitária

04 mai, 2021 - 13:50 • Redação

Os trabalhadores agrícolas sazonais que vivem em residências sem condições vão ser testados a partir de hoje e realojados, indica Eduardo Cabrita. Questionado sobre um eventual levantamento da cerca no conselho de ministros de quinta-feira, o ministro da Administração Interna deu a entender que as restrições devem continuar.

A+ / A-

Veja também:


A incidência de casos de Covid-19 está a baixar nas duas freguesias de Odemira com cercas sanitárias, mas o ministro da Administração Interna dá a entender que as restrições devem continuar, pelo menos, mais uma semana porque a referência usada é o número de casos a 14 dias.

“Temos uma evolução que claramente prova que estamos no caminho certo e temos de manter esta resiliência, que leva a uma redução para menos de metade da incidência nestas duas freguesias” de Longueira-Almograve e de São Teotónio, disse Eduardo Cabrita.

O governante falava aos jornalistas no final de uma reunião, na Câmara de Odemira, com a “task force” que está a coordenar o plano de ação naquele concelho alentejano.

Eduardo Cabrita detalhou que, desde 29 de abril, "não se regista nenhum novo caso na freguesia de Longueira-Almograve e que na freguesia de São Teotónio temos redução de 127 casos nos últimos 14 dias para 53 casos nos últimos 14 dias".

Nas restantes 11 freguesias do concelho de Odemira "mantém-se o respeito pelas regras de saúde pública que não determina um agravamento do número de casos".

Questionado se a cerca sanitária nas duas freguesias, decretada a 29 de abril, poderá ser levantada no conselho de ministros desta quinta-feira, Eduardo Cabrita respondeu que não antecipa decisões, mas deu a entender que as restrições deverão continuar.

“O conselho de ministros fará a avaliação e não tenho por tradição antecipar decisões do conselho de ministros. Chamo à atenção que é necessária resiliência e estas medidas tem um tempo de aplicação em regra que é apontado, esse é o referencial internacional, incidência a 14 dias. Usamos também incidência a sete dias, mas a incidência a 14 dias é o referencial internacional que permite comparar Portugal”, frisou o ministro da Administração Interna.

Ministro defende legalidade da requisição do Zmar

Nestas declarações aos jornalistas, o ministro da Administração Interna defendeu legalidade da requisição do resort turístico Zmar para acolher, temporariamente, pessoas sem condições nos seus alojamentos. Isto, um dia depois de o bastonário da Ordem dos Advogados, Menezes Leitão, ter considerado que a medida viola a Constituição.

Os trabalhadores agrícolas sazonais que vivem em residências sem condições vão ser testados a partir de hoje e realojados, indicou Eduardo Cabrita.

"Estão identificadas 22 situações de alojamento que levantam sérias reservas sobre condições de salubridade e todas essas pessoas serão testadas a partir de hoje. Sobre os mecanismos de resposta de retaguarda o que temos é uma elevação desses mecanismos de resposta. Anteriormente, estavam longe. Basicamente era a base aérea de Beja e a base naval do Alfeite", começou por explicar Eduardo Cabrita.

A pousada da juventude de Almograve vai acolher pessoas com Covid-19 que estejam assintomáticas e "que não tenham condições de permanência na habitação" e os negativos "poderão ser colocados na residência de estudantes de Odemira e no parque de campismo Zmar, que está em situação de insolvência, e dispõe de uma capacidade que não tem a ver com as estruturas ocupadas por pessoas com direitos de permanência".

O ministro argumenta que "a Lei de Bases da Proteção Civil prevê o recurso a requisição civil em situação de calamidade" e é nesse quadro que entre 90 a 120 pessoas poderão ser acolhidas no Zmar, "se for necessário".

"Não tem sentido tanta coisa que tem sido dita de pessoas serem retiradas das suas residenciais secundárias ou principais. Isso não interessa. O que está em causa é que estamos perante uma unidade que está licenciada como parque de campismo, está em insolvência, é com o administrador de insolvência que o Ministério da Economia tem dialogado", refere o governante.

Questionado se as pessoas serão colocadas nas casas do empreendimento ou nas adquiridas por particulares, Eduardo Cabrita respondeu: "não vou qualificar a natureza jurídica do direito de uso. Estamos a falar de um parque de campismo insolvente, do qual o Estado é o maior credor. Está encerrado na sua atividade e é nesse quadro que está disponível ao lado das outras duas unidades. O primeiro direito humano neste ano de pandemia é o direito à saúde e o segundo a condições dignas para prevenir e recuperar de situações de fragilidade, doença ou isolamento profilático", sublinha o ministro da Administração Interna.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais quatro mortos e 258 infetados com Covid-19. O boletim diário da Direção-Geral da Saúde indica novo recuou do números de casos ativos que estão agora abaixo dos 23 mil (22.833), menos 523 do que ontem.

A região do Alentejo registou seis novos casos e nenhuma morte no última dia.

Covid-19 por regiões

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+