Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Túnel sob escadório do Santuário dos Remédios vai reduzir carros no centro de Lamego

21 abr, 2021 - 12:00 • Olímpia Mairos

A obra, no valor de um milhão de euros, enquadra-se na estratégia de mobilidade urbana sustentável.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Lamego vai construir um túnel sob o escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, com o objetivo de “retirar os carros do centro da cidade” e proporcionar “uma melhor qualidade de vida aos munícipes”.

Composta por duas faixas de rodagem, uma em cada sentido, a nova passagem inferior permitirá uma ligação mais rápida à A24 e ao nó de distribuição viária da Praça Dr. Fernando Amaral.

De acordo com o presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, trata-se de uma obra “essencial para a cidade” que permite “cumprir um desejo antigo” que consiste em “diminuir a circulação automóvel no centro da cidade, reforçando assim a estratégia da autarquia para um município mais ecológico”.

O autarca explica que a cidade enfrenta atualmente “diversos desafios ao nível da mobilidade automóvel, uma vez que a sua evolução urbana e a morfologia do seu território apresentam problemas de articulação viária entre o núcleo central e as restantes zonas, motivo que leva a que um grande número de automobilistas atravesse diariamente o centro da cidade”.

“A construção do túnel sob o escadório dos Remédios vai, com certeza, ajudar a atenuar este grave constrangimento”, assinala.

A nova infraestrutura será executada no âmbito da candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte e representa um investimento de 1,3 milhões, numa intervenção que vai estabelecer a ligação da zona da Meia Laranja com o cruzamento da EN2, possibilitando, assim, uma diminuição do tráfego automóvel no centro de Lamego.

A obra vai iniciar-se durante o segundo trimestre deste ano, estando prevista a sua conclusão no prazo de 12 meses.

No âmbito desta intervenção, o projeto de arquitetura vai contemplar ainda as áreas destinadas aos espaços exteriores adjacentes ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que desde 1984 foi classificado como Imóvel de Interesse Público, incluindo a escadaria e parque, proporcionando-lhes um tratamento adequado, que irá contribuir para a sua valorização e enquadramento paisagístico.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+