Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Três dias de Páscoa com proibição de circular e recolher obrigatório em S. Miguel

02 abr, 2021 - 09:48 • Lusa

A região registava na quinta-feira 125 casos ativos de Covid-19. Estão internados 10 doentes.

A+ / A-

Os residentes e visitantes da ilha de São Miguel estão proibidos de atravessar concelhos entre sexta e domingo, tendo também recolher obrigatório a partir das 15h00 nestes três dias de Páscoa, no âmbito da contenção da pandemia.

A proibição de circulação entre os seis concelhos da ilha açoriana (Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Povoação, Vila Franca do Campo e Nordeste) está em vigor desde as 00h00 locais (1h00 em Lisboa) e até às 23h59 de domingo, prevendo exceções para situações justificadas, como deslocações em trabalho, questões de saúde ou acesso ao aeroporto.

O Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) decretou ainda o recolher obrigatório entre as 15h00 de cada um destes três dias e as 5h00 do dia seguinte.

O comércio da ilha tem de encerrar no máximo às 15h00 neste período, podendo a restauração funcionar com os serviços 'take-away' e entrega ao domicílio até às 22h00. Enquanto as portas estiverem abertas, os restaurantes e espaços similares podem ter um máximo de quatro pessoas em cada mesa, exceto se se tratar do mesmo agregado familiar.

Nas restantes ilhas, neste fim de semana alargado de Páscoa, os estabelecimentos de restauração e bebidas encerram às 22h00, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas nos restantes estabelecimentos a partir das 20h00.

Devido à proibição entre concelhos, o executivo regional alertou a PSP, bem como os serviços de inspeção das atividades económicas, mas sublinhou a necessidade de as responsabilidades serem repartidas por todos e de os cidadãos terem "comportamentos adequados".

Com efeitos a partir de segunda-feira, o concelho do Nordeste passa para o nível de alto risco e Ponta Delgada mantém-se em médio alto, com exceção das freguesias de São Pedro e São Sebastião que continuam no nível alto. Os restantes municípios açorianos estão em muito baixo risco.

Deve ser adotado o regime de teletrabalho, ou horários desfasados, quanto tal não é possível.

A realização de funerais cumpre um horário semelhante ao do comércio não essencial e "está condicionada à adoção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e as regras de distanciamento social", segundo o decreto do Governo.

Estão proibidas as visitas a idosos em lares e os centros de convívio para idosos estão também fechados. É proibida a presença de público em eventos e competições desportivas.

Segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, a região registava na quinta-feira 125 casos ativos de covid-19, sendo 124 em São Miguel (99 no concelho de Ponta Delgada, nove no Nordeste, sete no concelho da Lagoa, cinco na Ribeira Grande, três em Vila Franca do Campo e um no concelho da Povoação) e um caso ativo na Terceira, na freguesia da Feteira, do concelho de Angra do Heroísmo. As restantes sete ilhas continuam sem casos.

Estão internados 10 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, três dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+