Tempo
|
A+ / A-

Vacinação Covid-19. "Vamos passar os 80% dos mais de 80 anos com primeira dose", diz ministra

26 mar, 2021 - 11:55 • Marta Grosso com redação

Até agora, já foram vacinadas com as duas doses cerca de 500 mil pessoas, diz Marta Temido, garantindo ainda que o Governo está a trabalhar também no alargamento da testagem.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 80% das pessoas com mais de 80 anos terão levado pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até ao final de março. A garantia foi deixada nesta sexta-feira de manhã pela ministra da Saúde.

“Vamos ultrapassar ligeiramente os 80% de mais de 80 anos com a inoculação de uma dose de vacina, pelo menos”, afirmou.

“Têm dito muitas vezes 'isso não é a vacinação completa'. É um facto que há um diferencial de dias entre a primeira e a segunda dose e há pessoas que só vão receber a segunda dose para além deste primeiro trimestre, mas o importante é que está o processo em curso e as pessoas estão a ser protegidas”, vincou Marta Temido, em declarações aos jornalistas.

A ministra referiu também que, até agora, há um milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose da vacina e cerca de 500 mil com as duas doses (dados relativos ao território do continente).

Também os profissionais de saúde do setor privado e público, considerados prioritários, estão praticamente todos vacinados, acrescentou, considerando que “estamos a avançar com ritmo, com outros desafios" – aqui numa referência à vacinação dos professores, que começa no fim de semana (27 e 28 de março).

De acordo com um comunicado enviado às redações nesta semana, cerca de 30% da população portuguesa com 80 ou mais anos (ou seja, 205.399 pessoas), já receberam as duas doses da vacina. Cerca de 61% (415.341 pessoas) receberam apenas a primeira dose.

Aposta na testagem continua

Nesta sexta-feira, Marta Temido explicou que o Governo está a trabalhar no alargamento da realização de testes.

“Tem sido feito um trabalho intenso de alargamento daquilo que é o trabalho de preparação de testagem em outras áreas e esse trabalho está agora no terreno a ser coordenado também com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, que está em articulação com várias entidades”, indicou aos jornalistas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+