Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Há cada vez mais professores que recusam ser vacinados, admite a FNE

24 mar, 2021 - 19:04 • Teresa Almeida

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, admite que o receio de professores e auxiliares está relacionado com as notícias sobre os efeitos secundários associados à toma da vacina da AstraZeneca. Convocatória será recebida por SMS durante esta quarta-feira. Candidatos à vacina têm 24 horas para responder.

A+ / A-

Veja também:


A Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE) revela que está a aumentar o número de professores que não querem ser vacinados contra a Covid-19.

O dado surge, precisamente, no dia em que docentes e auxiliares começam a ser convocados para a campanha de imunização do pessoal das escolas com a vacina da AstraZeneca que arranca no próximo fim de semana.

Em declarações à Renascença, João Dias da Silva admite que esta recusa em tomar a vacina é o resultado “das notícias da semana passada quanto às dúvidas relativas à vacina da AstraZeneca”.

O responsável diz ter conhecimento de “algumas resistências” por parte de docentes, mas sublinha, por outro lado que tem feito “sentir às pessoas que é fundamental que se vacinem, que não deve haver receios e que as autoridades de saúde nos dão confiança suficiente para podermos influenciar as pessoas no sentido de se vacinarem”.

Até ao final desta quarta-feira, os professores vão receber SMS com a convocatória para a vacinação que, no caso do pessoal escolar, arranca no próximo sábado.

“Tenho informação de que há professores no Sul que já receberam [a convocatória], tenho informação de que, se for como em relação aos testes - em que os SMS para marcação dos testes foram chegando entre as 22h00 e as 00h00 - estão a prever que isso possa acontecer no mesmo horário”.

Uma vez recebida a mensagem no telemóvel, professores e auxiliares têm até 24 horas para dizer se desejam ou não ser vacinados.

Os locais onde vão ser administradas as vacinas dependem do número de pessoas a vacinar.

Nos concelhos em que o número de pessoas a vacinar tenha entre 250 e 500 pessoas, a toma da vacina será nos próprios estabelecimentos de ensino.

Já nos municípios em que haja mais de 500 pessoas a vacinar, a toma será centralizada nas unidades de vacinação do respetivo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    05 abr, 2021 Setúbal 21:52
    Não existe garantia nenhuma, nem das autoridades de saúde, de não morrer após a vacina. É preciso relembrar que as mesmas autoridades de saúde que dizem agora que as vacinas não tem risco de morte, são as mesmas que no ano passado diziam que as máscaras não protegiam contra o covid. Será que pediram desculpa á população ao colocá-las em risco de morte por não usar a máscara? Porque haviam de fazer o mesmo com a vacina? Não deviamos ter memória curta. Na itália, já morreram várias professoras de trombose dias após a vacina da AstraZeneca. Não pode ser coincidência que a mesma causa de morte ocorra em centenas de pessoas espalhadas pela Europa. Em vários países, a Astrazeneca já foi suspensa definitivamente para menos de 60 anos, devia de ser para todos, em Portugal não, até começarem pessoas a morrer. A agência europeia teima arrogantemente em reiterar que os benefícios superam os riscos, entretanto as pessoas vão morrendo e as mesmas entidades ou pessoas que constantemente persistiram em pressionar as pessoas a serem vacinadas, agora já não consolam estas pessoas, com a mesmo persistência que o faziam para tomar a vacina. Vejam o caso do medicamento VIOXX que foi aprovado em 2004 e considerado seguro pelos reguladores, 4 anos depois de milhares de mortes, foi retirado do mercado e tiveram de pagar milhões em indemnizações. Do covid, as pessoas ainda se podem proteger com máscara, viseira e distanciamento social, mas se levar a vacina, pode morrer e já não pode fazer nada.
  • Claudia
    26 mar, 2021 Porto 10:21
    Pena que as professoras dos OTL e Centros Pedagógicos que estão muitas mais horas por dia com as crianças que os professores do público tenham sido recusadas na vacinação... tenho uma equipa que anseia pela vacinação sem olhar a marca e esta foi-lhe negada... ficávamos com as vacinas recusadas sem problemas.
  • Bruno
    24 mar, 2021 aqui 20:07
    O episódio da semana passada que envolveu a suspensão da vacina foi uma trapalhada monumental que irá ser estudada durante décadas por pessoas com interesse em comunicação em saúde e não só.

Destaques V+