Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Perto de 3.000 pessoas manifestaram-se em Lisboa contra a gestão da pandemia

20 mar, 2021 - 19:03 • Lusa

Ao longo de mais de três horas de ação de protesto entoaram-se ainda o hino nacional ou "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso.

A+ / A-

Veja também:


Quase 3.000 pessoas manifestaram-se este sábado em Lisboa contra a gestão da pandemia de Covid-19 em Portugal e por uma maior liberdade individual e social, num protesto que se repetiu também em diversas cidades europeias e mundiais.

A manifestação começou no Parque Eduardo VII e desceu pela Avenida da Liberdade até terminar no Rossio, onde se concentrou a maioria das pessoas, onde se entoaram cânticos e onde foram proferidos os discursos dos representantes dos diversos movimentos envolvidos.

A grande maioria dos manifestantes apresentou-se sem máscara de proteção individual e não guardou distância social de segurança, tendo muitos ainda aparecido com bandeiras de Portugal e cartazes com mensagens de protesto, tais como: "Covid-1984", "Devolvam a liberdade", "Deixem as crianças viver", "O vírus são os media", "Sabemos pensar e decidir" ou "Costa, Marcelo e DGS: Vemo-nos em Nuremberga".

Ao longo de mais de três horas de ação de protesto entoaram-se ainda o hino nacional ou "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso, mas o foco esteve nos discursos dos diferentes oradores, que criticaram a dimensão das medidas de restrição e lembraram as vítimas não Covid, que disseram ter ficado sozinhas e esquecidas nesta pandemia.

Esta ação foi organizada a partir da Internet e contou com a vigilância de um dispositivo da Polícia de Segurança Pública, que não registou incidentes, com exceção de alguns autos levantados por consumo de álcool na via pública.

Em Portugal, morreram 16.762 pessoas dos 817.080 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    20 mar, 2021 PORTUGAL 20:18
    Afinal em que País VIVO EU? Então EU não posso estar na via pública com meia dúzia de amigos e em lisboa é dada AUTORIZAÇÃO para PROTESTO? De facto este País está a ser GOVERNADO e PRESIDIDO por COBARDOLAS. Levem-me a TRIBUNAL, não tenham MEDO.

Destaques V+