Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacinas Covid-19. Astrazeneca para todos, professores e não docentes ganham prioridade

10 mar, 2021 - 10:00 • Cristina Nascimento

Direção-Geral da Saúde atualizou recomendações para a vacinação. Passam também a ser incluídas na fase 1, que decorre até abril, "as pessoas com trissomia 21, pelo risco acrescido de evolução para Covid-19 grave".

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde atualizou indicações sobre a vacinação Covid-19. De acordo com o comunicado da DGS, a vacina Astrazeneca passa a ser recomendada para todos os maiores de 18 anos e sem limite de idade.

"Os novos estudos conhecidos mostraram agora, com base em metodologias científicas robustas, que a vacina da AstraZeneca é eficaz em indivíduos com 70 ou mais anos, quer na prevenção da COVID-19, quer na redução das hospitalizações por esta doença, reforçando os dados iniciais de que esta vacina é capaz de produzir anticorpos eficazes no combate à infeção por SARS-CoV-2, mesmo em pessoas mais velhas", lê-se no comunicado.

Na mesma nota, a DGS revela que vão ter prioridade na vacinação "o pessoal docente e não docente dos estabelecimentos de ensino e educação e das respostas sociais de apoio à infância dos setores público, privado e social e cooperativo".

As decisões foram tomadas após análise de novos dados pela Comissão Técnica de Vacinação Contra a covid-19 da DGS e do parecer do Infarmed.

A DGS lembra ainda que passam a ser incluídas na fase 1, que decorre até abril, "as pessoas com trissomia 21, pelo risco acrescido de evolução para Covid-19 grave".

A nota refere ainda que "estão já em curso os trabalhos para melhor definição das doenças a incluir na fase 2, cujo início da vacinação se prevê no segundo trimestre".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 mar, 2021 Lisboa 11:39
    Está a dar problemas numa serie de Países em que alguns até já suspenderam a vacinação com ela. Cá, como a ideia é acabar com velhos e com professores … AstraZeneca para todos...
  • Digo eu
    11 mar, 2021 Aqui e agora 11:05
    A AstraZeneca Não é aquele lixo que foi agora suspenso em 5 Países por provocar problemas na coagulação do sangue? Já percebi porque de repente pode ser facultada a professores e não docentes...
  • Oh, Joy!
    11 mar, 2021 Oh, Happiness! 10:28
    AstraZeneca: A "baratucha" das vacinas, com eficácia bem abaixo da Pfizer e Moderna, quase inútil contra a variante Sul-Africana, e que dá um "coice do caraças" em termos de efeitos secundários. A Merkel recusou-se a ser vacinada com ela. E estes "novos" estudos para justificar que a vacina "é boa" tresandam a "estudo encomendado".

Destaques V+