Tempo
|
A+ / A-

​Provedoria de Justiça alerta para atrasos na entrega de apoios às empresas

05 mar, 2021 - 11:48 • Cristina Nascimento

Empresas dizem-se em dificuldades para pagar os salários dos trabalhadores, estando em risco a manutenção dos postos de trabalho.

A+ / A-

A Provedora de Justiça enviou ao Secretário de Estado da Segurança Social e ao Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais um ofício no qual é denunciado atrasos na entrega de apoios às empresas em dificuldades devido à pandemia.

No documento da Provedoria pede que sejam “envidados esforços no sentido de superar a situação vivida por empresas que aguardam, há já alguns meses, a atribuição do apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade”. Segundo a Provedoria, a demora justifica-se com “a demora na dinâmica de articulação entre o Instituto da Segurança Social, IP e a Autoridade Tributária e Aduaneira”.

Os problemas foram identificados após queixas apresentadas junto da Provedoria de Justiça.

“Entre as queixas chegadas à Provedora encontram-se situações de empresas que não recebem qualquer apoio desde novembro de 2020, mesmo depois de terem anulado ou corrigido os pedidos em que foram detetadas divergências ou de terem apresentado reclamações justificando a quebra de faturação invocada”, descreve a entidade.

No ofício, a Provedora de Justiça salienta que, em todas as queixas que recebeu, as empresas alegam atravessar graves dificuldades financeiras provocadas pela falta de recebimento dos apoios, o que compromete o pagamento dos salários dos trabalhadores, colocando em risco o objetivo da medida, que é a manutenção dos postos de trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+