Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Proteção Civil alerta. Agravamento das condições partir das 11h00

20 fev, 2021 - 09:45 • Beatriz Lopes com Lusa

Treze dos 18 distritos do Continente estão, este sábado, sob aviso laranja.

A+ / A-

Já se registam quedas de árvores e de estruturas nalgumas regiões do país. Mas é esperado um agravamento das condições meteorológicas a partir das 11h00, como confirmou à Renascença o comandante Pedro Araújo, da Proteção Civil.

Por causa da chuva e ventos fortes, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de cheias rápidas, o risco de queda de arvores e piso escorregadio.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera pôs sob aviso laranja 13 dos 18 distritos de Portugal Continental, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Já os distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, assim como as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem neste momento sob alerta amarelo todos os 18 distritos de Portugal continental.

Durante a manhã, as zonas mais afetadas vão ser o litoral Norte e Centro, mas o mau tempo vai estender-se ao sul, como explicou à Renascença o meteorologista Bruno Café. “Este sábado temos a passagem de uma superfície frontal fria que durante o início da manhã começará a passar primeiro no litoral Norte, depois, gradualmente, irá estender-se ao litoral Centro…atingindo depois todo o território, sendo a parte Oeste mais afetada.”

O IPMA prevê para hoje chuva, vento e agitação marítima forte: chuva, por vezes forte, no litoral Norte e Centro, estendendo-se ao restante litoral oeste a partir do final da manhã, e gradualmente às restantes regiões; vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante sul, por vezes com rajadas até 90 km/h, podendo atingir os 100 km/h no litoral Norte, e forte (40 a 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 110 km/h.

Para domingo está prevista uma melhoria gradual do estado do tempo. “O período da noite e manhã ainda poderá ter precipitação, por vezes forte, na parte Leste do território, também junto à fronteira e no Sotavento Algarvio, mas de resto será um dia com um regime de aguaceiros que irão gradualmente diminuindo de intensidade e frequência, embora pontualmente possa ocorrer queda de granizo ou trovoada isolada”, esclarece.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+