Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova Zelândia: Alerta de tsunami após sismo de 7.7 na escala de Richter

10 fev, 2021 - 16:03 • Redação

O sismo ocorreu de madrugada, hora local, e espera-se agitação marítima e correntes fora do comum para as zonas costeiras e rios.

A+ / A-

Um alerta de tsunami foi desencadeado esta quarta-feira para a Nova Zelândia (quinta-feira no local) após um sismo de 7.7 na escala de Richter, com epicentro no Pacífico Sul, junto às ilhas Lealdade.

A Proteção Civil neozelandesa diz que existe a possibilidade de se verificarem "correntes fortes e fora do comum", bem comum "ondas imprevisíveis".

As autoridades recomendam à população da costa Norte do país que abandone as zonas costeiras e o estuário dos rios.

No momento do sismo e do alerta era madrugada na Nova Zelândia, diminuindo o risco de se encontrarem pessoas dentro de, ou perto do mar.

O alerta abrange ainda outras ilhas do Pacífico, como as Fiji e Vanuatu.

O sismo verificou-se cerca das 2h20 da madrugada, hora local, e o epicentro foi localizado como sendo a 401 km a leste da Nova Caledónia, a uma profundidade de 33 km.

As autoridades australianas dizem que não existe qualquer alerta para o território australiano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+