Tempo
|
A+ / A-

​Mentes Sorridentes: Programa escolar ajuda alunos a lidar com a ansiedade e as emoções

08 fev, 2021 - 13:15 • Manuela Pires

Desde 2015 que o agrupamento de escolas João Villaret, em Loures, tem um projeto que ajuda os alunos a lidarem com as emoções e a ansiedade. Com as aulas à distância e em tempos de pandemia, as Mentes Sorridentes vão acompanhar os alunos em casa.

A+ / A-

Quando, em meados de janeiro, se começou a falar da possibilidade de as escolas fecharem, a professora Dulce Gonçalves começou a receber mais alunos na sala das Mentes Sorridentes, na escola João Villaret, em Loures.

“Apareceram vários alunos receosos, porque a escola ia fechar e iam ficar fechados em casa e o ambiente em casa não era o melhor”, conta à Renascença a mentora do projecto e professora de educação especial.

Aquele espaço onde eles aprendem a gerir melhor as emoções e as ansiedades foi o escolhido para partilharem com a professora e os colegas um assunto que os estava a incomodar. Dulce Gonçalves diz que alguns casos foram encaminhados para as instituições que podem dar resposta, mantendo sempre a escola o apoio a estes alunos, quer por parte da psicóloga e também das Mentes Sorridentes.

O projeto começou em 2015 e, apenas dois anos depois, os casos de indisciplina diminuíram e a capacidade de atenção dos alunos disparou.

No final, um inquérito feito a professores e pais pelo Centro de Neuro-Desenvolvimento do Hospital Beatriz Ângelo, que monitoriza o projeto, confirmou que mais de 40% dos alunos melhoraram os níveis de atenção e reduziram a impulsividade.

Em tempos de pandemia, com os alunos fechados em casa, os perigos são ainda maiores. A professora Dulce Gonçalves, que está a fazer uma tese de doutoramento sobre o projecto, concluiu que um grupo de alunos que seguia o ano passado, e que continuou a ser acompanhado à distância quando as escolas fecharam, conseguiu desenvolver as suas competências socio-emocionais.

“Eles conseguiram usar as ferramentas nos momentos em que precisam de digerir os seus pensamentos mais difíceis, as emoções mais complicadas e os momentos da vida que representam um desafio”, relata a mentora do projeto,

A professora conclui que o programa funciona de uma forma preventiva da saúde mental e um reforço das competências socio-emocionais para estes jovens em realidade pandémica.


Na escola João Villaret a porta da sala das Mentes Sorridentes está sempre aberta, mas o programa é voluntário.

Há alunos que são indicados pelos pais ou professores, outros aparecem porque sentem que precisam de ter um momento que é dedicado a eles próprios.

“O programa decorre ao longo de oito semanas, mas no contexto atual vamos adaptando às circunstâncias da realidade”, conta Dulce Gonçalves.

Cada sessão dura 30 a 40 minutos, durante os quais os alunos fazem exercícios de treino da mente focados no pensamento, nas emoções. “É um treino focado nas competências cognitivas”, diz Dulce Gonçalves à Renascença.

O programa já mostrou que os alunos melhoram também o seu desempenho na escola, conseguem uma maior concentração e atenção nas aulas, melhoram a autoestima e o relacionamento com os outros.

Foi notória também a redução na escola dos ataques de ansiedade por parte dos alunos que foram seguidos neste projeto. São resultados que estão testados cientificamente.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+