Tempo
|
A+ / A-

Julgamento SEF. Vigilante admite ter entregue fita para atar pés de Ihor Homeniuk

04 fev, 2021 - 12:00 • Liliana Monteiro

Os arguidos estão acusados de terem morto o cidadão ucraniano, numa situação que configura homicídio qualificado, crime punível com pena de prisão até 25 anos de prisão.

A+ / A-

Ao terceiro dia de julgamento uma confissão. Confrontada pelo juiz com imagens resultantes das câmaras de videovigilância do Centro de Instalação Temporária (CIT) do Aeroporto de Lisboa, a vigilante Ana Lobo admite ter entregue fita para atar os pés de Ihor Homeniuk e ter ouvido gritos.

“Sim, levei uma tesoura ao meu colega até à porta da sala”, começou por reconhecer. Mas o magistrado Rui Coelho, folheando as imagens do processo constatou que a testemunha também levou fita adesiva. Questionada do porquê, respondeu: “Achei estranho, mas não perguntei”.

Até aqui a testemunha, a primeira a ser ouvida no arranque da terceira sessão do julgamento, tinha descrito um cenário de normalidade, apontando sempre o cidadão ucraniano - com quem dizia não ter tido contacto - como agitado.

À entrada do CIT o homem “estava confuso e parecia que não sabia o que se estava a passar”.

Relatou que os vigilantes chamaram a Cruz Vermelha, porque consideraram que Ihor necessitaria de medicação para se acalmar, tendo em conta que não se tinha conseguido comprar um produto que já lhe tinha sido prescrito. A testemunha acrescentou que lhe tinha sido pedido um copo de água pela equipa de enfermagem e relatou ainda que, posteriormente, ouviu gritos.

Enquanto lá estavam os inspetores [os três arguidos no processo] ouvi ‘ai… ai’. Esses gritos duraram mais de 10 minutos”.

Na sequência deste testemunho, Ana Lobo sublinhou por diversas vezes que nunca tinha ido à sala, situação que levou o presidente do coletivo a confrontá-la com as imagens que a mostram a ajudar os colegas vigilantes, que entraram na sala após os inspetores do SEF terem abandonado o centro.

Disse que os dois colegas lhe “pediram para ajudar, mas depois disseram que ele a podia magoar e era para não ir. Eles estiveram a pôr fita adesiva à volta dos pés.” Questionada pelo juiz se não estranhou este facto, pois os inspetores tinham deixado a vítima com algemas, respondeu que sim.

A defesa de um dos arguidos perguntou se também tinha ouvido gritos da vítima quando os seguranças lhe colocavam fita adesiva, a testemunha respondeu afirmativamente. “Ouvi durante uns três minutos.”

Foi ainda confrontada com imagens que a mostram a levar uma revista aos colegas vigilantes, que se encontrava na sala onde estava o cidadão ucraniano. Confirmou, mas “não sei para que a queriam”.

Num segundo momento, a vigilante admitiu que levou fita adesiva por duas vezes.

Ainda bem que temos as fotos, mas se pudesse recordar era ainda melhor”, disse o juiz depois de ter ajudado a testemunha a recuperar a memória.

Durante o depoimento, os três inspetores arguidos revelaram que encontraram Ihor atado com fita adesiva castanha, um procedimento já comentado por diversas testemunhas também como sendo anormal e nunca visto.

Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís Silva estão no banco dos réus. Encontram-se em prisão domiciliária desde a sua detenção em 30 de março e são acusados de homicídio qualificado de Ihor Homenyuk depois de o cidadão ucraniano tentar entrar ilegalmente em Portugal em 10 de março.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe Santos
    04 fev, 2021 S.Brás 17:37
    Detidos entregues à custódia duma empresa de segurança privada, só, de facto, neste Portugal. Afinal, quem o transformou em múmia foram seguranças privados, e quanto à revista entregue, bem... enrolada faz muito efeito, tal como um bastão...
  • Ivo Pestana
    04 fev, 2021 RAM 13:05
    Que seja apurada a verdade e feita justiça. O SEF merece continuar, com melhores meios. As outras forças de segurança, também erram. Os governantes que não sejam precipitados.

Destaques V+