Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos. Portugal aguarda decisão da agência europeia

01 fev, 2021 - 18:37 • Redação

​Portugal recebe, em fevereiro, as primeiras 200 mil vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Alguns países já decidiram não administrar a vacina Covid-19 da AstraZeneca a maiores de 65 anos, mas Portugal vai aguardar pela decisão da Agência Europeia do Medicamento, disse esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido.

"Alguns países tomaram posições em relação a esse tema, a Agência Europeia do Medicamento ainda não o fez e nós aguardamos que esse facto seja esclarecido”, disse a governante numa conferência de imprensa de balanço do plano de vacinação.

A vacina da AstraZeneca, a terceira a ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, vai começar a chegar a Portugal já neste mês de fevereiro. São dois lotes de 200 mil doses, com data prevista de entrega pela farmacêutica a 9 e 19 de fevereiro.

De acordo com o balanço avançado pelo ministra da Saúde, até domingo, 31 de janeiro, Portugal recebeu 387.270 vacinas da Pfizer/BioNTech e 19.200 da Moderna.


Em relação ao fármaco da Moderna, 10.800 foram entregues no domingo, com uma semana de atraso em relação à previsão inicial.

Portugal recebeu esta segunda-feira mais 86.580 da Pfizer/BioNTech, sendo que 23.400 foram enviadas para Açores e Madeira, indicou Marta Temido.

Em fevereiro, estão previstas mais duas entregas da companhia Moderna e três da Pfizer.

Marta Temido nega atraso na vacinação

A ministra da Saúde atualizou o número de vacinas administradas até ao momento e esclareceu que os dados do Centro Europeu de Controlo de Doenças, que apontam para um atraso na vacinação, estão desatualizados.

Até às 13h00 desta segunda-feira, 1 de fevereiro, foram aplicadas 340 mil vacinas em Portugal, cerca de 270 mil de primeiras doses e 70 mil de primeiras doses.

Marta Temido refere que, até domingo, Portugal tinha um valor provisório de 3,3 doses de vacinas administradas por cada 100 pessoas, "sendo o sétimo país em termos deste indicador".

Aviso de vacinação vai começar a chegar por SMS

A vacinação contra a Covid-19 de maiores de 80 anos e de 50 anos com comorbilidades arranca esta semana e vai abranger cerca de 900 mil pessoas.

Na conferência de imprensa desta segunda-feira, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, explicou que o processo de notificação será feito preferencialmente por SMS. Se não for possível contactar o utente através de mensagem de telemóvel, os serviços avançam para o contacto telefónico ou para o envio de uma carta.

“As primeiras inoculações convocadas por esta via começarão esta semana, a partir de quarta-feira, e prolongar-se-ão até domingo em algumas unidades em que a vacinação decorrerá no fim de semana”, explica Luís Goes Pinheiro.

Portugal regista mais 275 mortes e 5.805 casos por Covid-19 nas últimas 24 horas, avança esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de novas infeções é o mais baixo dos últimos 21 dias e cai pelo quarto dia consecutivo. No entanto, segunda-feira costuma ser um dia com menos notificações de infeções.

Nos hospitais portugueses estão internadas 6.869 pessoas com o novo coronavírus, mais 175 no espaço de 24 horas.

Em unidades de cuidados intensivos há mais sete internados, num total de 865.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+