Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 nas Caldas da Rainha: Surto no lar da Misericórdia com 107 infetados

19 jan, 2021 - 17:58 • Lusa

O surto, detetado no sábado, após a hospitalização de um utente, levou à “realização de 238 testes, incluindo todos os utentes, funcionários e equipas de enfermagem”.

A+ / A-

Veja também:


Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, já infetou 107 pessoas, entre utentes e funcionários da instituição, disse esta terça-feira à agência Lusa o delegado de saúde.

O surto, detetado no sábado, após a hospitalização de um utente, levou à “realização de 238 testes, incluindo todos os utentes, funcionários e equipas de enfermagem”, dos quais resultou a confirmação de “um total de 107 casos positivos”, afirmou o delgado de saúde coordenador da região Oeste, Jorge Nunes.

Contactada pela agência Lusa, a provedora da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, Conceição Pereira, confirmou a existência de “78 idosos com resultados positivos”, a maioria dos quais “assintomáticos e outros como sintomas muito ligeiros, como tosse”.

Todos os idosos se mantêm em isolamento na instituição onde “as áreas comuns e refeitórios estão encerrados, apesar de já terem sido desinfetadas”.

Os restantes casos são referentes a funcionários, alguns dos quais “ainda estão a ser testados hoje”, disse a provedora.

A Santa Casa da Misericórdia ativou o plano de contingência e, na quarta-feira, será efetuada uma vistoria à instalações envolvendo a autoridade de saúde, a proteção civil e a segurança social “para avaliar a situação e as medidas implementadas”.

No concelho das Caldas da Rainha foi ainda detetado um outro surto, no Lar do Centro paroquial de Santa Catarina, registando-se 18 casos de infeção entre os 55 utentes e funcionários testados.

De acordo com o boletim de situação epidemiológica publicado hoje pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, o concelho das Caldas da Rainha conta com 373 casos ativos.

Desde o início da pandemia 1.542 pessoas do concelho foram infetadas pelo novo coronavírus, das quais 1112 recuperaram e 57 morreram.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+