Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Portugal é país com maior número de novos casos por milhão de habitantes

18 jan, 2021 - 14:42 • Lusa

Nas últimas 24 horas morreram 167 pessoas de Covid-19 em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


Portugal é esta segunda-feira o país do mundo com maior número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus por milhão de habitantes, de acordo com vários sites que fazem o acompanhamento estatístico da pandemia da Covid-19.

Com algumas variações, o país é o único no mundo com mais de mil casos por milhão de habitantes na média dos últimos sete dias, segundo o site Our World in Data (1.018 casos), da Universidade de Oxford, e o português Eyedata (1.014 casos), com dados atualizados no domingo.

Em termos de casos totais por milhão de habitantes, Portugal surge em 20.º lugar com 53,9 numa lista em que os pequenos territórios como Andorra, Montenegro ou San Marino surgem à cabeça, antes de o primeiro país de grande dimensão, os Estados Unidos, que figura em sexto lugar, com 72,3 casos por milhão.

Na lista do Eyedata, os Estados Unidos figuram em quarto lugar a seguir aos pequenos territórios e Portugal surge em 17.º lugar em total de casos por milhão de habitantes (53,7).

No Our World in Data, Portugal surge em segundo lugar no número de mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias (14,9), só superado pela Eslovénia (19,2).

O Eyedata, que contabiliza o número de mortes por milhão desde o início da pandemia, coloca Portugal (866 por milhão), no 30.º lugar desta lista liderada de longe pela Bélgica, com 1.770 mortes por milhão de habitantes atribuídas à Covid-19, e pela Eslovénia, com 1.523.

No domingo, último dia de que há dados disponíveis e em que morreram 152 pessoas com Covid-19, Portugal foi o 12.º país do mundo com mais mortes atribuídas à doença por milhão de habitante.

No Eyedata, Portugal é o 18.º país do mundo com mais testes por milhão de habitantes (610.311 testes no total). De acordo com o Our World in Data, o país tem uma taxa de 18% de testes positivos face aos realizados.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. Esta segunda-feira voltou a bater-se o recorde de óbitos, com 167 mortes.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+