Tempo
|
A+ / A-

Confinamento

Escolas de condução fechadas, centros de exame abertos

15 jan, 2021 - 14:02 • Liliana Monteiro

Sector acusa o Governo de medida incongruente. Os centros de exame estão abertos, mas sem as aulas concluídas os alunos estão impossibilitados de fazer exame.

A+ / A-

O confinamento fechou as escolas de condução, mas manteve os centros de exame de código e condução abertos. Uma “incongruência” diz Fernando Santos, Presidente da Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA). “Como e possível as escolas não funcionarem e os candidatos efetuarem exames? A formação termina no dia do exame e temos exames marcados para dois meses e mais. Os candidatos dão formação até esse dia. Como a formação não é possível, o exame também não!”.

Ouvido pela Renascença um profissional ligado às escolas de condução, que pediu para não quer ser identificado, acrescenta, “é uma incongruência total! Temos alunos com datas de exame já marcados. Agora vem o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) dizer que os alunos podem fazer exames mas que têm de ter a formação obrigatória até ontem (dia 14 janeiro). A formação são 32 horas de condução e 500 kms, no mínimo, para categoria B. Como há muita espera para exame, alguns cinco meses, como é que dou 32 horas a um aluno, marco exame e depois ele fica cinco meses à espera?”.

O setor fala em grande prejuízo para escolas e alunos. Este profissional relembra que “em janeiro o IMT deliberou que a última aula fosse ministrada até ao dia do exame para compensar a espera dos alunos pelo exame. Agora o comunicado diz exatamente o contrário. Hoje já não podemos dar aulas e o aluno vai fazer exame? Já pagou a taxa, o que acontece? Quando vai agora fazer exame?”.

Os profissionais acusam o Executivo de não ter ouvido o setor e ter tomado medidas sem sentido. Questionam mesmo porque chegaram a estar na lista de exepções deste confinamento para um dia depois serem incluídos naqueles que têm de fechar portas.

“Não há sequer hipótese das escolas renovarem documentos e tratarem das cartas de condução”, dizem.

Uma coisa as escolas de condução dizem não compreender, qual a diferença entre elas e as demais escolas? “Reduzimos para metade as salas, alunos estão espaçados, desinfetam mãos à entrada e saída, as salas são limpas após cada aula, cumprimos medidas da DGS, e depois na educação os miúdos estão na escola com 20 e tal alunos numa turma e isso pode funcionar, mas as escolas de condução não?”, lamentam.

A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel garante ter já feito chegar uma exposição ao ministro da Economia, secretário de Estado das Infraestruturas, DGS, IMT, a dar conta dos problemas do sector e da falta de sentido da decisão tomada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    16 jan, 2021 Aveiro 13:31
    É completamente absurdo, no meu caso que me encontro na universidade e andei a trabalhar para poder tirar a carta já o ano passado fui impedido de ter aulas de condução devido ao primeiro confinamento e agora que tinha exame marcado na próxima semana fecham as escolas de condução novamente! Rídiculo, vou estagiar em fevereiro e agora com este confinamento não vou ter forma de ir, já para não falar que a validação do meu código acaba também em Fevereiro...se aumentaram? até agora nada....enquanto isso tenho aulas com mais 30 pessoas num auditório, mas não posso ter com mais uma pessoa num carro.
  • Josefo
    16 jan, 2021 Portugal 10:52
    Uma autêntica vergonha, pelo menos as aulas práticas e os exames deveriam continuar, já levam imensos meses de atraso o que daqui a pouco ainda vai passar para 1 ano de tempo de espera. Já estou para tirar a carta A á 7 meses, fiz o código em Dezembro e agora deve ser mais 7 meses para o exame de condução. Conheço pessoas á espera de exames há mais de um ano. A vida tem de continuar, cumprindo as medidas sim, mas tem que continuar.
  • Anónimo
    15 jan, 2021 Lisboa 16:07
    Este governo está cada vez mais ridículo... Escolas continuam abertas excepto as de condução... Aulas de código online não há sabe-se lá porquê... Turmas de mais de 20 alunos no ensino básico ou secundário tudo bem mas um instrutor de condução e o seu aluno no carro com máscaras não pode! E os jovens que já pagaram e precisam da carta para poder trabalhar fazem o quê?

Destaques V+