Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Investigador da UTAD desenvolve aplicação com dados por concelho

21 mai, 2020 - 10:25 • Olímpia Mairos

A ferramenta permite analisar o padrão da doença à escala local. Pretende ser apoio à decisão, para autarquias e entidades públicas locais, e destina-se também a informar o público em geral.

A+ / A-

Já é possível acompanhar as dinâmicas temporais e geográficas da Covid-19 à escala concelhia, com base na informação disponibilizada pela Direção Geral de Saúde (DGS).

O mentor do projeto é Ricardo Bento, um investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Ricardo Bento explica que, através da solução informática (dashboard), é possível “analisar o padrão da doença à escala local”. A ferramenta que procura “colmatar uma lacuna existente nas soluções então disponibilizadas”.

A solução foi desenvolvida em articulação com a ESRI – Portugal, líder mundial em Sistemas de Informação Geográfica e responsável pelo dashboard de divulgação do website da DGS, tendo sido integrada no repositório de recursos nacionais que disponibilizam toda a informação sobre a Covid-19 (https://coronavirus-portugal-esriportugal.hub.arcgis.com).

De acordo com o investigador da UTAD, o sistema pretende ser “mais uma ferramenta de apoio à decisão, para autarquias e entidades públicas locais, mas destina-se também a informar o público em geral". Nesta solução é possível encontrar, além do número de infetados, a evolução ao longo do tempo, mas também dados demográficos e da rede de resposta médica.

Trata-se de dados que envolvem a informação do dia, mas também “permitem identificar padrões e clusters sub-regionais, permitem a análise cruzada dos dados da Covid-19 com variáveis relevantes para este contexto, como a densidade populacional e o nível de envelhecimento da população, bem como a confrontação com a rede de resposta médica a nível local, identificando eventuais focos de pressão sobre o sistema, complementando, à escala local, a informação publicamente disponibilizada pela DGS”, explica o investigador.

A UTAD indica, em comunicado, que os dados compilados estão “já a suportar investigações em curso”, nomeadamente entre Ricardo Bento, pela UTAD, e Paulo Reis Mourão, pela Universidade do Minho, estando prevista a publicação de vários artigos nos próximos meses.

A aplicação foi lançada em 28 de março e conta com mais de 2. 300 visualizações.

A aplicação está disponível aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+