Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

PSP e GNR disputam escolta de vacinas à saída do Hospital de Évora

28 dez, 2020 - 21:30 • Redação

De acordo com a TVI, em causa estará um conflito de interesses entre as duas forças de segurança: a GNR é responsável pela distribuição das vacinas a nível nacional, mas a cidade de Évora está sob jurisdição da PSP. Ministério da Administração Interna já ordenou a abertura de um inquérito.

A+ / A-

Veja também:


A PSP bloqueou esta segunda-feira a saída de vacinas para a Covid-19 do Hospital de Évora com destino ao Algarve, noticiou a TVI.

De acordo com a estação televisiva, a carrinha provinha de Coimbra, acompanhada pela GNR, tendo ficado bloqueada depois de descarregar a primeira remessa do medicamento no Hospital de Évora, que começa a vacinar os seus profissionais de saúde esta terça-feira.

Aparentemente, o bloqueio ter-se-á devido a um conflito de jurisdições: de um lado a GNR, que está encarregue da distribuição das vacinas a nível nacional; do outro a PSP, uma vez que, a partir do momento em que o veículo entrou em Évora, a competência passou a ser da Polícia de Segurança Pública.

A viatura esteve parada no Hospital de Évora durante cerca de 30 minutos, até que foi decidido que a escolta das vacinas seria mútua.

Perante esta situação, o ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito urgente por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).

Em comunicado, o gabinete de Eduardo Cabrita esclarece que foi, ainda, solicitada à Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, “informação sobre quais as regras de acompanhamento e desembaraçamento do trânsito definidas para concretizar essa distribuição”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    28 dez, 2020 Coimbra 22:53
    Julgava que só o comandante distrital de Coimbra PSP, era uma aberração de competência e de falta de autoridade. Mas agora estou a ver o mesmo em Évora. Será que reflete o comando nacional da PSP?!! O que aconteceu não é admissível e tem que ter consequências a nível de comando da PSP. Nisto o ministro da administração interna tem que ser exemplar, para que os portugueses tenham confiança na PSP. Esta situação parece uma brincadeira de mau gosto da PSP de Évora. Quando começo pela comando distrital de Coimbra da PSP, é porque tenho email's trocados com o mesmo e filme, que revela situações obscuras, na actuação da PSP em Coimbra, no que concerne ao trânsito, fazendo vista larga às violações ao código da estrada, permanentes.

Destaques V+