Tempo
|
A+ / A-

113 municípios com restrições. Fim de semana de recolher obrigatório a partir das 13h00

19 dez, 2020 - 08:20 • Lusa

É o sexto fim de semana consecutivo em que a proibição de circulação na via pública neste horário.

A+ / A-

Veja também:


Este é mais um fim de semana de recolher obrigatório a partir das 13h00 e até às 5h00 em 113 municípios com risco muito elevado ou extremo de transmissão de Covid-19.

Apesar de a lista de níveis de risco ter sido atualizada na quinta-feira pelo Governo, as restrições aplicadas devido à pandemia em cada um dos concelhos, mesmo que tenham subido ou descido de nível, permanecem sem alteração até à entrada em vigor do novo estado de emergência, em 24 de dezembro.

Ou seja, os concelhos que têm recolher obrigatório este fim de semana às 13h00 são os mesmos em que esta restrição se aplicou no último fim de semana (38 municípios considerados de risco extremo de contágio e 78 de risco muito elevado).

Conforme explicou há 15 dias o primeiro-ministro, António Costa, a estratégia do Governo é manter o esquema em vigor até ao Natal, reduzindo depois um pouco as restrições nas festas.

Os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 8h00 e as 13h00. A restauração pode funcionar depois desse horário, mas apenas para take-away e entregas ao domicílio.

São consideradas exceções à obrigatoriedade de encerramento às 13h00 os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados, com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

Na Área Metropolitana de Lisboa apenas os municípios de Lisboa, Loures, Almada e Barreiro terão recolher obrigatório este fim de semana, enquanto na Área Metropolitana do Porto todos os concelhos terão essa restrição.

Em novembro, o executivo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão - moderado, elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960).

Consulte aqui as listas

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+