Tempo
|
A+ / A-

Ordem dos Advogados admite ter recebido muitas queixas contra o SEF

15 dez, 2020 - 11:19 • Manuela Pires com redação

Após a morte de um ucraniano no aeroporto de Lisboa foi anunciado que os cidadãos estrangeiros passariam a ter “botão de pânico” nas instalações do SEF.

A+ / A-

A Ordem dos Advogados admite ter recebido muitas queixas contra o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), relativas às dificuldades no acesso aos imigrantes que ficam detidos nos aeroportos.

Em declarações à Renascença, o bastonário Menezes Leitão fala de uma situação inaceitável que já foi reportada. “Os advogados têm feito chegar várias queixas à Ordem relativas a dificuldades no exercício do seu trabalho no âmbito do SEF, que nós temos sempre comunicado, tanto ao MAI [Ministério da Administração Interna] como ao SEF, e chamado a atenção para a necessidade de ser respeitado o direito de contacto com os seus clientes.”

O bastonário diz que já foi assinado o protocolo – com os Ministérios da Administração Interna e da Justiça – para permitir a presença de um advogado de escala nos aeroportos. A ideia foi anunciada em abril pelo ministro Eduardo Cabrita, mas ainda não está a funcionar no terreno.

Menezes Leitão espera agora uma resposta para saber quantos advogados deve indicar para estarem nos aeroportos.

Após a morte de Ihor Homeniuk, cidadão ucraniano, no aeroporto de Lisboa foi anunciado que os cidadãos estrangeiros passariam a ter “botão de pânico” nas instalações do SEF.

A medida surge no novo regulamento do Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária (EECIT), que foi aprovado em julho por Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, e distribuído no dia 26 de novembro.

“Por forma à salvaguarda do cidadão instalado, os quartos individuais encontram-se apetrechados com botão de pânico que sempre que ativado, obriga ao seu registo em relatório, com indicação de hora e motivo que determinou a sua motivação e comunicação da mesma ao responsável da EECIT”, refere o documento.

Nesta terça-feira à tarde, o ministro Eduardo Cabrita vai ao Parlamento explicar o caso da morte de Ihor Homeniuk nas instalações do SEF no aeroporto.

O homicídio do cidadão ucraniano, há nove meses, tem colocado o governante sob pressão, com alguns partidos da oposição a pedirem a sua demissão, mas com o primeiro-ministro a garantir que tem "total confiança" no seu ministro.

O caso de Homenyuk levou também à demissão do diretor e do subdiretor de Fronteiras do aeroporto de Lisboa, e ainda à instauração de 12 processos disciplinares a inspetores do SEF.

O julgamento dos três elementos do SEF está previsto começar no dia 20 de janeiro de 2021, no tribunal criminal de Lisboa.

A indemnização a pagar à família do cidadão ucraniano, morto em instalações públicas, será suportada pelo orçamento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O montante da indemnização será fixado pela Provedora de Justiça, tendo o Governo pedido celeridade no processo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+