Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Lar e unidade de cuidados continuados de Alenquer com 71 infetados com Covid-19

10 dez, 2020 - 10:50 • Lusa

Primeiros casos surgiram na sexta-feira, na sequência de um rastreio preventivo a oito funcionários, dos quais cinco vieram a ter teste positivo.

A+ / A-

Veja também:


Setenta e uma pessoas estão infetadas pela Covid-19 no lar e unidade de cuidados continuados da Quinta da Relva, em Olhalvo, no concelho de Alenquer, sendo meia centena utentes e 21 funcionários, disse esta quinta-feira o delegado de saúde.

Pompeu Balsa explicou à agência Lusa que os primeiros casos surgiram na sexta-feira, na sequência de um rastreio preventivo a oito funcionários, dos quais cinco vieram a ter teste positivo.

Nesse sentido, as autoridades de saúde determinaram a realização de testes a todos os utentes e funcionários ao serviço das valências de lar e de unidade de cuidados continuados integrados, num total de 116 pessoas.

Dessas, 71 vieram a ter teste positivo à covid-19, das quais 50 são utentes (32 da unidade de cuidados continuados integrados e 18 do lar) e 21 são funcionários (nove da unidade de cuidados continuados integrados e 12 do lar).

"O surto está controlado", adiantou o delegado de saúde de Alenquer, depois de serem conhecidos os resultados de todos os testes efetuados na instituição.

Todos se encontram a recuperar e a cumprir o isolamento profilático na instituição, estando a maioria assintomática e apenas dois desenvolveram sintomas ligeiros.

O delegado de saúde de Alenquer adiantou que, de acordo com o plano de contingência, os utentes foram separados em alas diferentes das instalações da instituição.

Por não apresentarem sintomas graves, também os funcionários com teste positivo se encontram ao serviço a prestar cuidados aos utentes positivos e a cumprir o isolamento profilático no local de trabalho.

Desde o início da pandemia, Alenquer, no distrito de Lisboa, contabiliza 1.141 casos confirmados, dos quais 300 estão ativos, 825 recuperaram e 16 morreram, de acordo com o último boletim epidemiológico da câmara municipal, datado de terça-feira.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.192 pessoas dos 332.073 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+