Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Cabeleireiros, restauração e ginásios podem abrir antes das 10h

12 set, 2020 - 20:58 • Manuela Pires

Foram publicadas este sábado de manhã as regras para o período em que vigora a situação de contingência.

A+ / A-

Veja também:


Os cabeleireiros e barbeiros, restaurantes, cafés, ginásios, escolas de condução podem abrir antes das 10h.

Foi publicada este sábado a resolução do conselho de ministros com as medidas a adotar durante a situação de contingência que começa na próxima terça feira e dura até ao fim do mês.

São as exceções à regra. Os cabeleireiros, os cafés, restaurantes, escolas de condução, ginásios, os centros de inspeção de automóveis podem abrir portas antes das 10h. Segundo a resolução do governo, cabe ao presidente da câmara fixar a hora de abertura e também do encerramento destes espaços que deve acontecer entre as 20h e as 23h da noite. De fora destas regras ficam os restaurantes e os estabelecimentos que servem refeições take-away, as farmácias, os estabelecimentos de ensino, culturais e desportivos, consultórios médicos e clínicas veterinárias.

Os serviços de aluguer de veículos podem abrir às 6h e encerrar à 1h.

Quanto aos supermercados e hipermercados e os horários podem ser ajustados por iniciativa dos próprios de forma a garantir um desfasamento da hora de abertura ou fecho.

Esta resolução que declara a situação de contingência estabelece ainda novas regras para os restaurantes, cafés e pastelarias que ficam a 300 metros de uma escola básica, secundária ou até de uma universidade e que até às 20h só podem estar grupos de 4 pessoas.

O diploma determina ainda o encerramento de salões de dança e de festa, parques de diversões, desfiles e festas populares, salões de jogos e estabelecimentos de bebidas.

Quanto à organização do trabalho, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto é obrigatório as empresas adotarem escalas de rotatividade de trabalhadores em teletrabalho e em regime presencial. Os horários de entrada e saída devem ser diferenciados assim como as pausas para as refeições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+