Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Transplantes caem 28% com pandemia de Covid-19

26 ago, 2020 - 08:26 • Marta Grosso , Vítor Mesquita (entrevista)

Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação aponta um caminho para reverter a queda, mas está expectante com o próximo outono/inverno.

A+ / A-

Recuperar os níveis de colheita em dadores em paragem cardiocirculatória é o caminho apontado pela presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação para reverter a queda de 28% de transplantes nos primeiros seis meses do ano.

“Elaborar procedimentos que a maior parte das unidades já tem, mas expandi-los um pouco para as unidades de cuidados intensivos, que são a grande fonte dos potenciais dadores”, afirma Susana Sampaio à Renascença.

O objetivo é “arrancar outra vez com o dador em paragem cardiocirculatória, que será talvez o dador mais sensível em termos de transmissão de infeção”, explica.

A presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação reconhece que já houve uma recuperação dos números e diz que “estamos numa fase em que potencialmente poderá ser rápido” retomar os níveis pré-pandemia, mas tudo depende dos próximos meses.

“Quando aliamos o primeiro trimestre, em que a redução era de cerca de 52%, penso que, apesar de tudo, estamos a recuperar alguns dos números quando comparado com o ano passado. Claro que a redução é quase 30%, mas estaríamos à espera disso, tendo em conta o período que atravessamos e tendo em conta que ainda alguns tipos de transplante, nomeadamente transplante de dador em paragem cardiocirculatória, ainda não estamos a fazer de novo por uma questão de segurança”, começa por afirmar.

Agora, “não sabemos é o que é que vem a seguir que possa travar um bocadinho este processo, porque vem aí o outono/inverno e, se voltar a haver mais novos casos de Covid, poderemos ser travados outra vez”.

Na terça-feira, a coordenadora nacional da transplantação, Margarida Ivo da Silva, referiu que "a transplantação estava a subir em Portugal nos primeiros meses do ano, mas, a partir de março, com a pandemia, houve menos dadores e menos segurança na doação".

Margarida Ivo da Silva falava no polo principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na apresentação de um equipamento para perfusão hipotérmica oxigenada de fígado e rim e explicou que, no período de mitigação, "apenas se deu respostas aos transplantes em doentes urgentes ou muito urgentes".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+