Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19

Primeira semana do desconfinamento “é encorajadora”, diz ministra da Saúde

09 mai, 2020 - 16:07 • Cristina Nascimento com Lusa

Marta Temido considera, no entanto, que se mantém a necessidade de “ter os cuidados necessários nos gestos básicos” da vida diária.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde, Marta Temido, diz ser possível ter uma "perceção encorajadora" destes primeiros dias de alívio do confinamento.

"Estamos quase a chegar ao final da primeira semana e de uma forma geral penso que aquilo que é a precepação de todos nós é encorajadora”, afirmou, citando dado do Instituto Ricardo Jorge, sem, no entanto, os especificar.

Marta Temido disse ainda que a curva de mortalidade por Covid-19 revela uma “diminuição consistente” desde 15 de abril, mas avisou que o risco de um infetado contaminar outras pessoas indica que continua a ser necessária proteção diária.

“A curva de mortalidade por Covid-19 mostra uma diminuição consistente desde o dia 15 de abril, o que é bastante relevante”, afirmou Marta Temido, que falava aos jornalistas, em Lisboa.

A governante revelou ainda que o RT, indicador referente ao número médio de casos secundários de contaminação por cada pessoa infetada, se fixou, entre 1 e 5 de maio, em 1,04.

De acordo com a ministra da Saúde, este valor mostra que o número de novos casos a cada geração é “relativamente constante”.

Assim, defendeu, continua a haver necessidade de “ter os cuidados necessários nos gestos básicos” da vida diária, “especialmente neste período de alívio das medidas de confinamento”.

Portugal contabiliza 1.126 mortos associados à covid-19 em 27.406 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 12 mortos (+1,1%) e mais 138 casos de infeção (+0,5%).

Das pessoas infetadas, 815 estão hospitalizadas, das quais 120 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 2.422 para 2.499.

Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.


* Questões técnicas da plataforma que suporta o "dashboard" da Renascença impedem temporariamente a atualizacao de alguns dados. Os gráficos já apresentam os números atualizados pela DGS este sábado. Agradecemos a compreensão e atualizaremos estes valores logo que possivel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+