Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Covid-19

Máscaras de proteção à venda nos supermercados Continente e Pingo Doce

30 abr, 2020 - 16:43 • Sandra Afonso , com redação

Pingo Doce colocou à venda máscaras descartáveis, Continente tem máscaras reutilizáveis "made in" Portugal e o Lidl também está a “ponderar a comercialização de máscaras respiratórias”.

A+ / A-

Veja também:


Os grupos Sonae e Jerónimo Martins, que detêm os supermercados Continente e Pingo Doce, respetivamente, começaram a vender máscaras de proteção para a Covid-19 nas suas lojas em Portugal, numa altura em que o Governo anuncia medidas de reabertura da economia e desconfinamento.

O Pingo Doce colocou na quarta-feira à venda máscaras descartáveis nas 443 lojas espalhadas pelo país, a um preço de 44 cêntimos + IVA por unidade.

Na ilha da Madeira, as máscaras estarão disponíveis a partir de sábado.

“Vendidas em caixas de 50 unidades, as máscaras estão actualmente a ser comercializadas com o IVA a 23%, que será atualizado para 6% assim que for publicado o respetivo diploma legal em Diário da República”, adianta o grupo Jerónimo Martins.

As máscaras descartáveis são constituídas por três camadas de proteção, tendo elásticos laterais facilmente ajustáveis, sublinha.

Desde a semana passada, o grupo Sonae vende máscaras “made in” Portugal por 10 euros, ficam a 20 cêntimos a utilização

São feitas em fábricas portuguesas, em colaboração com a comunidade científica, são de tecido, reutilizáveis e protegem de vírus e bactérias.

Em comunicado, a Sonae explica que as máscaras MOxAd-Tech são antimicrobianas, foram desenhadas e fabricadas em Portugal, uma parceria com a Adalberto de Santo Tirso, o centro tecnológico CITEVE, o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho.

Saiba como se colocam e retiram máscaras ou luvas de forma segura
Saiba como se colocam e retiram máscaras ou luvas de forma segura

Está certificada como máscara social de nível 2 profissional, garante uma capacidade de 95% para reter partículas. Tem eficácia comprovada contra vírus e bactérias e tecnologia acreditada a nível internacional. "O princípio ativo já foi testado com sucesso pelo Institut Pasteur de Lille, em França, nomeadamente contra o vírus H1N1 e vírus Corona-type, bem como contra rotavírus." Ainda decorrem testes específicos para a COVID-19, no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Portugal.

Estas máscaras são feitas em "têxtil técnico", com várias camadas distintas, são impermeáveis e reutilizáveis. Têm ainda uma elevada resistência à lavagem, "mantendo um nível de eliminação microbiana de perto de 100%, mesmo depois de 50 lavagens domésticas a 30ºC."

Já podem ser adquiridas pela internet, através da loja online da marca MO (www.mo-online.com), com entrega gratuita, por 10 euros cada uma.

Francisco Pimentel, administrador da MO, afirma: “Este projeto é um excelente exemplo de cooperação entre diferentes instituições nacionais para criar um produto inovador e disponibilizá-lo às famílias Portuguesas num prazo muito curto. Em conjunto com os nossos parceiros estamos empenhados em cumprir a missão da Sonae de levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas. Pela comparação que fizemos com múltiplas máscaras de elevado desempenho dos EUA à China, acredito que temos a melhor máscara de proteção social a nível mundial que existe hoje. Estamos também satisfeitos por ajudar à retoma de muitas fábricas na fileira têxtil ao mesmo tempo que contribuímos para a proteção da saúde pública”.

Susana Serrano, CEO da Adalberto, realça: “A máscara MOxAd-Tech é inovadora a nível mundial, pois inclui diferentes camadas de proteção e um tratamento de impermeabilidade que permite neutralizar bactérias e vírus quando estes entram em contacto com a máscara. Esta solução tornou-se possível por existir uma cooperação entre várias entidades distintas, que colocaram o seu conhecimento e capacidade ao serviço da comunidade para ajudar na proteção das famílias portuguesas”.

Questionado pela Renascença, o grupo Lidl responde que também está a “ponderar a comercialização de máscaras respiratórias”.

O Lidl recorda a oferta existente nas suas lojas de sabonete para uma correta higienização das mãos, bem como álcool etílico e álcool gel.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Trindade
    03 mai, 2020 07:56
    Esta informação é incorrecta: "mantendo um nível de eliminação microbiana de perto de 100%, mesmo depois de 50 lavagens domésticas a 30ºC.". O material aguenta 50 lavagens. No entanto, a eficácia é perdida aoós 5 lavagens. O que significa que também não fica a 20 cêntimos a utilização, mas sim a 2 Euros para manter o nível de proteção.
  • Candido Ventura
    02 mai, 2020 Linda a Velha 12:31
    Fui hoje de manhã aos dois lados e nenhum tinham, incluindo as parafarmácias do Pingo Doce e Continente

Destaques V+