Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal "terá capacidade para testar" toda a população em lares de idosos

24 abr, 2020 - 13:50 • Inês Braga Sampaio

Portugal atingiu pico de testes ao coronavírus na terça-feira, com quase 15 mil. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, desde 1 de abril, foi realizada uma média de 10.729 testes por dia.

A+ / A-
Veja também:

Portugal terá capacidade para realizar testes Covid-19 a toda a população dos lares de idosos, garantiu esta sexta-feira o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

“Portugal, neste momento, está a testar cerca de 30 mil pessoas, por milhão de habitantes. É dos países que mais está a testar. Estamos a testar mais do que a Itália, Alemanha, Áustria. A nossa capacidade de testagem é muito reforçada. Diria que temos uma capacidade de testagem muito reforçada”, disse o governante.

“Diria que sim, e tendo ela tendência para ser mais reforçada, com certeza que teremos essa capacidade de testagem” nos lares de idosos, sublinhou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de apresentação do boletim sobre a Covid-19.

Portugal atingiu o pico de testagem diária ao novo coronavírus na passada terça-feira, 21 de março, com um total de 14.769 amostras processadas, 7,6% das quais tiveram resultado positivo.

Na conferência de imprensa diária de atualização da situação, o secretário de Estado da Saúde revelou que, desde o dia 1 de março, já foram realizados 317 mil testes, em Portugal.

"Desde 1 de abril, houve uma média de 10.729 testes por dia no nosso país", assinalou António Lacerda Sales.

O governante assinalou, ainda, que "o desconfinamento, ao contrário da primavera, ainda não chegou e será um processo gradual, para que todo este esforço coletivo não tenha sido em vão".

[notícia atualizada às 14h34]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+