Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Já desinfetou o seu telemóvel hoje?

27 mar, 2020 - 17:16 • Marta Grosso

Usamos o telefone mais de duas mil vezes por dia. Desinfetá-lo, bem como outras superfícies em casa, é um ato importante de prevenção contra a Covid-19.

A+ / A-

Para telefonar, ver as horas, ler um email, enviar ou ler as inúmeras mensagens que por esta altura enchem as redes sociais, o telemóvel é daqueles objetos em que mais mexemos no dia a dia.

Pensando nisso, e porque as mãos são dos principais veículos do novo coronavírus, a Direção-Geral da Saúde fez um vídeo em que explica como limpar e desinfetar os telemóveis.


Segundo a DGS, o telemóvel é tirado do bolso ou da mala cerca de 200 vezes por dia e tocamos-lhe mais de duas mil vezes.

Como desinfetá-lo?

  • Retirar o telemóvel da capa
  • Utilizar toalhetes para bebé
  • Ou humedecer as toalhitas em detergente ou álcool a 70%
  • Limpar todo o ecrã e teclado e todas as superfícies do aparelho.

Mas não só os telemóveis devem ser desinfetados com frequência. Também os móveis e outros locais da casa e do prédio devem ter alguma atenção.

Isto, porque, quando se tosse ou espirra, liberta-se gotículas que se depositam nas superfícies.

Assim, para limpar os móveis (mesas e outras superfícies do género), a DGS aconselha a limpeza comece com água e sabão, seguida da utilização de toalhetes humedecidos com desinfetante ou álcool a 70%.

As casas-de-banho devem ser lavadas e desinfetadas com produtos de limpeza mistos, que tenham detergente e desinfetante.

Interruptores, corrimões, botões de elevador e maçanetas são outros locais que devem ser desinfetados com “a maior frequência possível”.

Aqui, o conselho da DGS é que lave as mãos, coloque luvas e roupa protetora. Lave depois a superfície com água e detergente e aplique de seguida água com lixívia: em 4 litros de água, 5 colheres de sopa de lixívia. Deixe atuar durante 10 minutos, enxague com água quente e deixe secar.

No final, tire as luvas com cuidado e volte a lavar as mãos. Os equipamentos de utilização única (como as luvas) devem ser descartados e os outros lavados e desinfetados.


Portugal encontra-se na fase de mitigação na resposta à pandemia de Covid-19. É a fase mais crítica de combate ao novo coronavírus.

Segundo último balanço da DGS, divulgado nesta sexta-feira, já foram infetadas 4.268 pessoas no país desde o dia 2 de março, altura em que foram identificados os primeiros casos.

Deste total, 43 já recuperaram e 76 não conseguiram resistir à doença. Desde as 00h00 de 19 de março e até às 23h59 de 2 de abril, o país estará em estado de emergência.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+