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Coronavírus. DECO acusa TAP, Ryanair e EasyJet de dificultarem alterações nos voos

06 mar, 2020 - 16:45 • Sandra Afonso

Associação de Defesa do Consumidor revela à Renascença que está a receber uma média de 40 chamadas por hora com dúvidas sobre viagens por causa do Covid-19.

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A DECO - Associação de Defesa do Consumidor acusou esta sexta-feira a TAP, a Ryanair e a EasyJet de estarem a dificultar cancelamentos e reagendamentos de viagens para destinos com casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

À Renascença, Paulo Fonseca, coordenador do departamento jurídico e económico da DECO, acusa as três companhias aéreas de colocarem entraves à alteração de voos para destinos considerados de risco, como é o caso de Itália.

"Tem sido muito difícil para os consumidores conseguirem ou cancelar os voos, obtendo o reembolso, ou reagendar os próprios voos, porque não estão a ser dadas oportunidades aos consumidores. Refiro-me aqui especificamente ao caso da TAP, da Ryanair e até mesmo da EasyJet, que são três transportadoras em que os consumidores têm tido dificuldades em contactar a própria transportadora, bem como conseguir o reagendamento."

Em reação às acusações, a TAP negou entretanto estar a dificultar cancelamentos e reagendamentos para destinos com surtos de coronavírus. Em resposta à Renascença, fonte da companhia aérea assegurou que permite, desde 27 de fevereiro, a alteração de viagens para destinos em Itália sem qualquer penalização, para além de já o fazer em relação a outros voos, embora com condições mais restritivas.

A mesma fonte garante que a TAP adota práticas mais favoráveis para o consumidor do que as que são impostas pela lei e diz estar a ajustar à medida que a evolução do Covid-19 o justifica.

Na quarta-feira, a DECO abriu uma linha telefónica para responder a dúvidas sobre viagens devido à epidemia do novo coronavírus. Até esta manhã, revela Paulo Fonseca, quase 500 pessoas já tinham contactado a associação através dessa linha, o que corresponde a uma média de 40 chamadas por hora.

"Hoje de manhã tínhamos contabilizado um total de 481 chamadas, com uma média de 40 chamadas por hora por parte dos consumidores, o que é de facto um número bastante elevado."

Na entrevista à Renascença, o responsável ressalta que qualquer pessoa pode usufruir desta linha, mesmo os que não são associados da DECO.

"É uma linha aberta para todos os consumidores e que está disponível todos os dias úteis, entre as 10h e as 18h. Neste linha visamos esclarecer os consumidores relativamente a viagens decorrentes do surto do coronavírus, como dúvidas no cancelamento iminente das viagens, o que fazer perante um cancelamento ou se pode ou não cancelar uma viagem."

A linha "Dúvidas sobre viagens Covid-19" está disponível no número 213 710 282.

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