Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entroncamento

Coronavírus. Passageira que levou a paragem de comboio internacional não está infetada

02 mar, 2020 - 06:58 • Redação com Lusa

Uma mulher sul-coreana foi levada por uma equipa especializada do INEM para um hospital de Lisboa, depois de ter apresentado sintomas relacionados com o Covid-19.

A+ / A-

Um comboio internacional que fazia a ligação entre Lisboa e França foi obrigado a parar na noite de domingo no Entroncamento, depois de uma passageira ter alegado estar com sintomas de infeção pelo novo coronavírus.

Contactada pela Renascença, fonte da PSP de Santarém disse tratar-se de uma mulher sul-coreana que foi retirada por uma equipa especializada do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e encaminhada para um hospital de Lisboa. Todos os restantes passageiros foram sinalizados.

Nesta segunda-feira à tarde, a Direção-Geral da Saúde informa que as análises efetuadas deram resultado negativo.

"A cidadã sul-coreana que foi retirada do comboio que fazia a ligação Lisboa-Paris teve resultado negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas", refere o comunicado enviado à Renascença.



Entretanto, os Açores registaram um segundo caso suspeito. Um homem de 24 anos, residente em São Miguel, mas que esteve em Itália. Segundo a Autoridade Regional de Saúde, o paciente apresenta uma situação clínica estável e foi transportado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de três mil mortos e infetou mais de 89 mil pessoas, de acordo com dados reportados por 60 países.

Das pessoas infetadas, mais de 41 mil recuperaram.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos

Além dos mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".


[Notícia atualizada às 17h40, com comunicado da DGS a dar nota do resultado negativo da cidadã sul-coreana]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+