Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Sabes proteger-te?” Escolas recebem panfleto sobre novo coronavírus

10 fev, 2020 - 16:46 • Marta Grosso , Carla Fino (reportagem)

A Renascença esteve numa escola de Benfica, onde os alunos se mostraram informados e ainda pouco preocupados com o novo vírus com origem na China.

A+ / A-

O coronavírus é já uma palavra familiar para grande parte da população portuguesa e os mais jovens não fogem à regra. Às escolas já chegaram informações sobre as medidas de prevenção a tomar.

“Acho muito bem que, quer a DGS [Direção-Geral de Saúde] quer as próprias estruturas do Ministério da Educação, trabalhem em conjunto pois todos nós sabemos o que é ter uma sala de aula com 25/28 alunos em cima uns dos outros. É fácil propagar o problema”, afirma à Renascença Manuel Esperança, diretor do agrupamento de escolas Pedro de Santarém, em Benfica.

Este responsável recorda o plano existente com a gripe A, que ajudou a enfrentar o surto. Manuel Esperança diz estar a acompanhar a situação e refere que o trabalho de informar os alunos está preparado.

Na passada semana, o Ministério da Educação, articulado com a Direção-Geral de Saúde, enviou para todos os estabelecimentos de ensino do país um panfleto com informações sobre o novo coronavírus, com vista a serem divulgadas aos alunos.

Nesta segunda-feira de manhã, a Renascença esteve na Escola Secundária Pedro de Santarém, em Benfica, onde constatou que o novo coronavírus é tema de conversa tanto na escola como em casa.

Mas a preocupação não é, para já, muito grande, dado que a doença ainda não chegou a Portugal.

Entre a sala de aula e o recreio, o coronavírus é muitas vezes tema de conversa mais descontraída, mas, na hora da dúvida, é com os professores que a atenção toma lugar.

"Na aula de Ciências, a professora esteve a explicar-nos, porque nos viu a falar sobre isso", refere uma aluna.

Nas paredes, já está afixada a informação sobre as principais medidas de prevenção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+