Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Células estaminais podem ajudar a recuperar doentes de AVC

31 jan, 2018 - 11:00

Tratamento vai "recriar novos vasos para voltar a dar sangue à zona que foi lesada". Técnica inovadora foi desenvolvida por investigadores de Coimbra.

A+ / A-

Investigadores de Coimbra vão utilizar células estaminais para recuperar doentes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC) isquémicos agudos, de acordo com um estudo que vai passar a ensaio clínico no segundo semestre deste ano.

O estudo observacional em pessoas, iniciado há quatro anos, envolvendo a unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra, Hospital Rovisco Pais (Tocha) e os laboratórios Crioestaminal, conclui que as células progenitoras endoteliais, que são um tipo de células estaminais, contribuem para reconstituir os vasos lesados.

"O que fizemos [no estudo] foi demonstrar que existem células estaminais que estão associadas ao desenvolvimento de novos vasos, que nós todos temos no sangue, em concentrações muito pequenas, produzidas pela medula óssea, que nos permitem fazer novos vasos sempre que precisamos", explicou à agência Lusa o coordenador João Sargento Freitas, da unidade de AVC do CHUC.

Segundo o neurologista, "vai-se retirar células do doente directamente da medula óssea, separar-se as células que fazem vasos e injectá-las por cateter directamente na zona do AVC".

Para o médico e investigador, pretende-se com esta nova hipótese de tratamento, alternativa às actuais, "recriar novos vasos para voltar a dar sangue à zona que foi lesada".

Na prática, acrescenta, o método passa por "optimizar os recursos de cada um, colocando o maior número de células que se conseguir no sítio onde elas são precisas (local do AVC)".

Trata-se de uma técnica inovadora em Portugal e a nível internacional, que vai ser testada em 30 doentes, durante um ano, a partir do segundo semestre, e que tem financiamento garantido de cerca de um milhão de euros, através do programa comunitário Compete 2020.

"Os dados preliminares são promissores e realmente indicam que têm potencial e um impacto clínico importante em doentes, mas agora queremos, como em qualquer passo de investigação, validar e demonstrar a sua eficácia no ensaio clínico", frisou o coordenador do estudo.

O médico João Sargento Freitas, que será o investigador principal do ensaio clínico, tem esperança "nesta avenida de investigação diferente do tratamento habitual, que se centrava sempre no vaso e que agora se centra na lesão do AVC isquémico em si e a tentar fazer novos vasos directamente lá".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Idalia
    31 jan, 2018 Loulé 23:03
    Tive um AVC isquemico. Será que precisar de mim
  • Marisa Oliveira
    31 jan, 2018 Amadora 22:40
    Era um sonho tornado realidade se o fizessem à minha mãe, que sofreu um Avc há 3 anos. Queria tanto ter a minha mãe "de volta" 🙏
  • 31 jan, 2018 17:01
    Tenho afasia. Tive um AVC à 1 ano e meio. Será que precisa de mim.
  • Maria Manuela Montei
    31 jan, 2018 Porto 16:28
    Tive um avc 2 anos 5 meses tenho sequelas no braço perna e um pouco afasia.Será que se precisarem de mim,estou disposta a fazer esse novo tratamento. Grata por mais inovaçao frantástica

Destaques V+