Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cães e gatos já podem ser tratados numa câmara hiperbárica

02 nov, 2019 - 09:34 • Lusa

A tecnologia ganhou visibilidade com o caso do ator Ângelo Rodrigues. O tratamento serve para acelerar a cicatrização e potenciar os efeitos dos medicamentos, em particular, dos antibióticos, evitando algumas cirurgias.

A+ / A-

A primeira clínica com câmara hiperbárica veterinária terapêutica para cães e gatos abre este sábado ao público, em Odivelas (distrito de Lisboa).

O Centro de Reabilitação e Regeneração Animal de Lisboa (CR2AL) tem a funcionar a primeira câmara hiperbárica veterinária terapêutica para animais desde há cerca de quatro meses, recebendo pacientes direcionados por médicos veterinários, depois de avaliados por uma equipa multidisciplinar.

Neste sábado, abre ao público a clínica, também com consultas de especialidade e meios de diagnóstico analíticos, radiologia convencional, ecografias e modalidades de reabilitação tais como electromioestimulação, magnetoterapia, ultrassons, terapias com laser e hidroterapia, entre outras, dedicadas a animais.

O CR2AL terá ainda disponível um banco de células estaminais e plasma rico em plaquetas.

A tecnologia da câmara hiperbárica surgiu ligada ao treino para adaptação à pressão do mergulho subaquático.

A Câmara é um aparelho estanque, no interior do qual é fornecido ao paciente uma alta dose de oxigénio a uma pressão superior à da atmosfera, durante um período de tempo adaptado ao caso, que permite oxigenação mais rápida da corrente sanguínea e maior regeneração dos tecidos.

Tem sido também usada por desportistas de alto rendimento e na preparação de astronautas e, quando aplicada à medicina regenerativa, consegue ajudar em doenças neurológicas, inflamações, cicatrização de feridas e regeneração dos tecidos, lesões articulares, quadros de anemia e pancreatites, entre muitas outras.

A inauguração está prevista para as 17h00.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 02 nov, 2019 12:52
    o correio da manha"devia pensar que depois paga o justo pelo pecador ! Direcionaram as baterias contra esse dr carvalho " e esquececeram as consequencias que advem no futuro!
  • 02 nov, 2019 12:21
    Enquanto se fala dos outros " nao se fala de nos!
  • 02 nov, 2019 12:16
    Entao mas um bastonario" nao serve para evitar essas circuntancias dramaticas?

Destaques V+