A+ / A-

Duarte Lima acusado de abuso de confiança por apropriação de 5 milhões

15 abr, 2016 - 17:49

MP diz que Duarte Lima utilizou o dinheiro em proveito próprio, apropriando-se do mesmo, sem nunca o ter restituído a Rosalina Ribeiro.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) acusa Duarte Lima de abuso de confiança, por apropriação indevida de mais de cinco milhões de euros de Rosalina Ribeiro, de cuja morte é acusado no Brasil.

Em causa está, segundo o MP, a apropriação indevida por Duarte Lima de 5.240.868,05 euros que Rosalina Ribeiro lhe transferiu, a título provisório, em 2001, para uma conta na Suíça para que este guardasse a verba enquanto decorressem as acções judiciais interpostas pelos herdeiros do empresário português Lúcio Feteira contra Rosalina Ribeiro.

“Na posse de tal montante, Duarte Lima utilizou-o em proveito próprio, apropriando-se do mesmo, sem nunca o ter restituído a Rosalina Ribeiro”, explica o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

Duarte Lima, ex-líder da bancada parlamentar do PSD, foi acusado em 2011 pelo Ministério Público do Brasil pela morte de Rosalina Ribeiro, a 7 de Dezembro de 2009, e deverá começar este ano a ser julgado à revelia no Tribunal de Saquarema.

Rosalina Ribeiro, que foi secretária e companheira do milionário português radicado no Brasil Lúcio Tomé Feteira, falecido em 2000, foi morta a tiro e o corpo foi encontrado numa estrada de terra batida em Maricá, nos arredores do Rio de Janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    16 abr, 2016 Lisboa 07:30
    Um verdadeiro artista Português. Formado na escola do PSD, vindo directamente da terra com uma mala de cartão. Há muitos assim na Caranguejola PaFalhada e alguns a serem investigados. Tudo boa gente da familia de Dom Cavacone.
  • Neves
    15 abr, 2016 Geneve 17:58
    ...então é o graveto, já foi restituído?

Destaques V+