Tempo
|
A+ / A-

Avião em emergência aterrou em segurança no aeroporto de Beja

11 nov, 2018 - 14:50

Embraer, da Air Astana, tem seis tripulantes a bordo. Tinha estado a fazer manutenção nas oficinas de Alverca.

A+ / A-

Um avião que este domingo tinha declarado emergência no ar conseguiu aterrar em segurança no Aeroporto de Beja, apurou a Renascença junto de fonte da NAV.

A aterragem com sucesso só aconteceu à terceira tentativa, às 15h27, adiantou a mesma fonte.

O avião, um Embraer da Air Astana, descolou da pista de Alverca e terá seis tripulantes a bordo.

O destino era Minsk, na Bielorrússia.

Depois de declarar emergência, os pilotos sobrevoaram uma zona próxima de Lisboa e o Alentejo para tentar encontrar um local para aterrar e para queimar combustível.

O avião da Air Astana sofreu uma "falha crítica nos sistemas de navegação e controlo de voo", disse à agência Lusa fonte aeronáutica.

Dois aviões F16 da Força Aérea Portuguesa descolaram da base área de Monte Real, perto de Leiria, para fazer o acompanhamento de um avião que declarou emergência, segundo fonte daquela estrutura militar.

Amaragem no rio Tejo foi a “primeira opção”

Em declarações à Renascença, o comandante Miguel Silveira, da Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), afirma que a amaragem no rio Tejo foi a “primeira opção” da tripulação.

“Ao que sabemos, a primeira opção teria sido uma amaragem no rio Tejo, o que quer dizer que a situação estava gravíssima e os pilotos estavam a tentar perceber se conseguiam pilotar o avião ou não, pelo menos, com algum controlo.”

“Nestes casos, a situação evolui e os pilotos conseguem entender a forma de pilotar o avião e o aeroporto de Beja foi uma opção muito boa, porque em uma infraestrutura de apoio em caso de emergência, com uma boa pista e não há muita população à volta do aeroporto”, afirma o comandante Miguel Silveira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eurico
    11 nov, 2018 Monte Real 15:35
    Base aérea de Monte Real em Lisboa?

Destaques V+