A+ / A-

Guerra Israel-Hamas

Gaza diz que sistema de Saúde está a poucas horas do colapso

13 mai, 2024 - 13:16 • Lusa

O enclave está privado de eletricidade desde o início do conflito e há uma escassa entrada de ajuda humanitária no território palestiniano.

A+ / A-

O Ministério da Saúde na Faixa de Gaza alertou esta segunda-feira que o sistema de saúde no enclave palestiniano, em guerra há mais de sete meses com Israel, está "a horas de entrar em colapso" devido à falta de combustível.

"Estamos a horas de um colapso do sistema de saúde na Faixa de Gaza devido à ausência do combustível necessário para operar geradores hospitalares, ambulâncias e transporte de pessoal", alertou o Ministério da Saúde no território palestiniano, controlado pelo Hamas.

O enclave está privado de eletricidade desde o início do conflito e há uma escassa entrada de ajuda humanitária no território palestiniano.

Israelitas e palestinianos estão em conflito há décadas, mas esta fase do conflito eclodiu em 07 de outubro, quando o grupo islamita Hamas realizou um ataque sem precedentes contra Israel, matando cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, segundo dados oficiais israelitas.

Em resposta, Israel prometeu "aniquilar o Hamas", no poder em Gaza desde 2007, e lançou uma ofensiva que já provocou mais de 35.000 mortos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+