Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novos horários da CP entram em vigor este domingo

05 ago, 2018 - 16:43

A CP diz que uma grande parte das mudanças é provisória.

A+ / A-

As linhas de Cascais, de Sintra, do Norte e do Oeste têm a partir deste domingo novos horários. No entanto, de acordo com a CP - Comboios de Portugal, uma grande parte destas alterações são temporárias.

Em resposta enviada à agência Lusa, a CP explica que na linha de Cascais, até 9 de setembro, dia em que "deverá ser reposta a oferta atual", os comboios entre Cais do Sodré-Cascais e Cascais--Oeiras vão passar a circular, em hora de ponta, com um intervalo de 15 em vez dos atuais 12 minutos. Fora da hora de ponta mantém-se a atual cadência, de 20 em 20 minutos.

Na linha de Sintra, até 14 de outubro, "data em que deverá ser reposta a oferta atualmente em vigor, serão realizados ajustamentos à oferta", a CP indica que, em hora de ponta, os comboios com partida e destino à estação Lisboa--Rossio, vão circular de 15 em 15 minutos, enquanto atualmente esse espaçamento é de 10 em 10 minutos, mantendo-se "a capacidade oferecida, em número de lugares disponíveis, ao longo do dia".

De acordo com a CP, na linha do Norte a alteração de oferta tem por base a necessidade de realizar ajustamentos em função das intervenções que estão em curso nesta linha, pela Infraestruturas de Portugal, as quais implicam limitações de velocidade e necessidade de descongestionamento de alguns troços da linha.

Desta situação, decorrem, nomeadamente, algumas alterações nos tempos de trajeto nos serviços Alfa Pendular e Intercidades e na oferta de comboios urbanos do Porto, nomeadamente no troço Aveiro--Gaia.

"A alteração mais significativa é nos horários de comboios de longo curso, nos quais a primeira ligação diária entre Lisboa e Porto era realizada em comboio Alfa Pendular", sublinha a CP.

Esta supressão, a ter início no domingo e avançada pela Renascença há duas semanas, faz com que a primeira ligação do dia, com chegada ao Porto às 8h44, seja cancelada e com que a alternativa passe por "uma ligação no Intercidades que parte de Lisboa às 6h30 e chega ao Porto pelas 9h46".

A oferta de longo curso está, diz a CP, "estruturada de forma a que as ofertas de serviço Alfa Pendular e Intercidades sejam complementares, mantendo uma cadência horária na oferta de viagens entre Lisboa e Porto".

Em relação à linha do Oeste vão circular, a partir de hoje, 24 comboios por dia, com novas ligações, assegurando a CP que as alterações são temporárias e que só vigoram até novembro.

Haverá seis ligações, sendo três por sentido, entre Coimbra B e Amieira e igual número entre Amieira e Caldas da Rainha; quatro ligações, sendo duas por sentido, entre Caldas da Rainha e Lisboa-Santa Apolónia e, finalmente, oito ligações, sendo quatro por sentido, entre Caldas da Rainha - Torres Vedras -- Meleças, com ligações asseguradas a Lisboa pelos serviços urbanos.

A alteração de horários que a CP resulta "numa redução de cerca de quatro comboios", mas também, segundo a empresa, "numa nova lógica de ligações".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+